Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Viralizou: “Goodbye Yellow Brick Road” - Elton John

Canção de 1973 voltou a circular nas redes sociais

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

“Goodbye Yellow Brick Road” é, de longe, uma das músicas mais bonitas de Elton John. Lançada em 1973, a canção voltou a fazer sucesso por causa das redes sociais, que popularizaram o primeiro refrão da composição.

Imagem de conteúdo da notícia "Viralizou: “Goodbye Yellow Brick Road” - Elton John" #1
Toque para aumentar

Mas esta composição vai muito além de um refrão conhecido. Junto da complexa musicalidade, ela é recheada de significado lírico. O próprio título já é uma referência à estrada de tijolos amarelos presente no filme de 1939, “O Mágico de Oz”. No musical, a personagem Dorothy, interpretada por Judy Garland, é transportada para uma terra mágica depois de um ciclone, e sai em uma jornada para tentar voltar para a sua casa. Depois de passar por uma série de obstáculos, ela e seus novos amigos (um espantalho, um leão e um homem de lata) acabam descobrindo que já tinham tudo que buscavam antes mesmo de cumprir seu primeiro objetivo.

Imagem de conteúdo da notícia "Viralizou: “Goodbye Yellow Brick Road” - Elton John" #2
Toque para aumentar

A letra, escrita por Bernie Taupin, faz um paralelo direto com a história do filme. Assim como a personagem principal, ele já tinha tudo que queria antes mesmo de começar sua jornada, por mais que não percebesse. “Goodbye Yellow Brick Road” é inspirada na sua relação ambivalente com a fama e a opulência – ou o ouro representado pelos tijolos amarelos. No fundo, Taupin releva que sente saudade das suas raízes e da vida pacata em sua cidade natal.

Seu argumento gerou muitas críticas externas, já que o compositor parecia ingrato diante de tudo que havia conquistado. Durante uma entrevista em 2020, Bernie explicou que não estava rejeitando o seu sucesso, mas sim desejando um meio termo entre a fama e a tranquilidade no início da sua carreira.

Depois de uma longa jornada profissional, ele reconhece que conseguiu chegar perto do que queria, só levou um pouco mais de tempo do que ele imaginava. “A letra da faixa diz que eu quero sair de Oz e voltar para a fazenda. Acho que esse ainda é meu modus operandi hoje em dia. Não me importo de sair por aí e fazer o que todo mundo está fazendo, mas eu sempre precisei ter uma válvula de escape”.

Relembre a icônica faixa:



Taupin levou duas semanas e meia para elaborar a letra da canção, enquanto Elton preparou os arranjos musicais em apenas três dias. A dupla tentou escrever o disco completo em Kingston, na Jamaica, depois que os Rolling Stones gravaram o disco “Goats Head Soup” na costa. Entretanto, a tentativa de inovação não deu certo, já que os britânicos se depararam com complicações políticas e econômicas. Por isso, terminaram as gravações em uma casa de campo francesa do século XVIII.

Veja também:

ELTON JOHN ANUNCIA NOVO ÁLBUM

'NOW AND THEN': A

Imagem de conteúdo da notícia "Viralizou: “Goodbye Yellow Brick Road” - Elton John" #3
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. viralizou goodbye yellow …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.