Tony Bennett
Tony Bennett é como o mundo inteiro conhece o novaiorquino Anthony Dominick Benedetto. Desde a infância já era atraído pelo canto e resolveu ir estudar na Hih School of Industrial Art, onde aprendeu música e pintura. Tony começou sua carreira com 16 anos cantando em restaurantes.
Nascido em 1926, aos 18 anos o Bennett se alistou no exército para combater a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Quando voltou para aos Estados Unidos fez a abertura de alguns shows até conhecer Bob Hope. O comediante o ajudou a ficar mais preparado para o showbiz e assim o cantor assumiu o nome de Tony Bennett.
Foi no jazz que o artista se encontrou e em 1950 foi contratado pela Columbia Records e conseguiu seu primeiro sucesso, “Because Of You”. Daí por diante a carreira de Bennett foram só sucessos e mais sucessos. Gravações para a Brodway, programa próprio na NBC, tudo uma grande demonstração do talento do cantor.
Entre tantos pontos altos alguns se destacam: sua antológica apresentação no Caregie Hall, a gravação de seu maior sucesso “ I Let My Heart In San Francisco”, que lhe rendeu 2 de seus 18 Grammys. Outro destaque de sua carreira vem nos anos 90: dueto com Frank Sinatra e seu Acústico MTV, que foi álbum do ano e recebeu disco de platina.
Não satisfeito em já ser uma lenda, Bennett decidiu que marcaria também os anos 2000. Lançou três marcantes discos de duetos e cantou com nomes como Elton John, Sting, Andrea Bocelli, Aretha Franklin, Amy Winehouse e Lady Gaga.
Desse encontro com Gaga uma chama se acendeu para mais trabalhos da dupla que rendeu o disco e DVD ao vivo, “Cheeck To Cheeck”. Em outubro de 2021, novamente com clássicos do jazz, a dupla lançou “Love For Sale”, com o sucesso do lançamento a MTV convidou a dupla para um acústico que também agradou todo o público.
Leia também: CRÍTICA ANTENA 1: TONY BENNETT & LADY GAGA ACÚSTICO MTV
Confira nosso Letra E Tradução exclusivo da dupla
Desde 2016, Tony Bennett foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, mas não teve sua memória musical afetada. O cantor é um exemplo de força e resistência, graças a ajuda de sua família e amigos. Em suas palavras “A vida é uma dádiva” e é com esse otimismo e alegria que Tony continua a trabalhar e viver ao lado de seus queridos.
Por Vinícius Novais
SALA DE BATE PAPO