“Dawn FM”: álbum de The Weeknd retorna ao primeiro lugar nas vendas e bate recorde de vinil
O disco alcançou o topo do gráfico pela primeira vez em fevereiro, logo após sua versão em CD ter sido lançada
Publicada em
Na última semana, o álbum “Dawn FM”, lançado em janeiro deste ano, do cantor canadense The Weeknd, atingiu a marca de 44 mil cópias vendidas apenas nos Estados Unidos, sendo a grande maioria em versão vinil.
Com isso, o artista marcou a maior semana de vendas de um álbum de R&B em vinil desde que o Luminate, antigo P-MRC Data - empresa de análise de dados de música e entretenimento-, começou a acompanhar as vendas de música no ano de 1991.
A coletânea retornou a parada de vendas de álbuns da Billboard no topo após o seu lançamento em vinil, cassete e em configurações de caixa, que aconteceu no último dia 29 de abril. Vale destacar que álbuns de R&B são definidos como aqueles que atingiram o Top R&B Albums chart da Billboard.
Lembrando que a primeira vez que o compilado alcançou o primeiro lugar no gráfico foi em 12 de fevereiro, depois que sua configuração de CD foi lançada.
Segundo dados da Iluminate, “Dawn FM” teve 44 mil de suas cópias vendidas, obtendo um aumento de quase 3% em suas vendas, sendo que 34 mil dessa soma eram LPs de vinil.
Anteriormente, o último recorde foi no gráfico datado de 14 de agosto de 2021, com o álbum “Welcome 2 America” do artista norte-americano Prince, que obteve mais de 22 mil cópias vendidas apenas na primeira semana, tendo sua maior semana de vendas em vinil para um álbum de R&B na era Luminate.
O mais recente lançamento de The Weeknd, teve sua estreia oficial em 7 de janeiro através das plataformas de streaming. Logo, três semanas depois, no dia 28 daquele mesmo mês, a obra foi lançada em versão de CD, com várias edições de colecionador autografadas pelo próprio, e no dia 29 de abril, foi a vez das edições de vinil, cassete e caixa de luxo chegarem, impulsionando ainda mais o disco.
Relembre:
Falando um pouco mais sobre o ranking, o Top Album Sales da Billboard é responsável por classificar os álbuns mais vendidos da semana se baseando apenas nas vendas tradicionais de álbuns - mencionadas anteriormente. Esse gráfico surgiu no dia 25 de maio de 1991, sendo a primeira semana em que a Billboard começou a reunir todos os dados e tabular as vendas puras de álbuns.
Outros destaques que estrearam no Top 3 dessa semana foram: em segundo lugar, o novo álbum de estúdio da cantora country norte-americana Miranda Lambert intitulado “Palomino” com mais de 24 mil cópias vendidas- se tornando a maior semana de vendas de um álbum country no ano de 2022; e em terceiro lugar, o disco “Dave 's Picks Volume 42: Winterland, San Francisco, CA – 23/02/74” da banda norte-americana de rock Grateful Dead, com 22 mil cópias,
Curiosidade Antena 1
Na última semana (5 de maio) , foram contabilizados mais de 1,826 milhão de discos vendidos apenas nos Estados Unidos, o que é relativamente ruim, já que representa queda de 21,4%, quando comparada à semana anterior. Dessa quantidade total, os álbuns físicos, como CDs, LPs de vinil, cassetes - entre outros - somaram aproximadamente 1,42 milhão, representando uma queda de 26,9%. Entretanto, em compensação, as vendas digitais se deram por quase 410 mil cópias, obtendo um aumento de 5,8%.
Com números mais exatos, de acordo com a Billboard, nesta mesma semana havia 669 mil álbuns vendidos , em CD, - com um aumento de 8,6% - e 739 mil em vinil, com uma queda de 43,8%
Lembrando que um dos maiores singles de sucesso de “Dawn FM” , “Out of Time” faz parte da programação aqui da Antena 1, além ter feito parte do nosso ranking semana das 10 + pedidas. Inclusive, a canção já alcançou o topo!
LEIA TAMBÉM: AS 10+ DE 12 DE MARÇO
A canção "Out Of Time" já acumula em torno de 30 milhões de visualizações apenas em seu vídeo oficial na plataforma do YouTube. Em sua letra, ela chega a apresentar um The Weeknd com uma energia nostálgica que ao decorrer da canção reflete sobre como o seu próprio trauma teve efeito em seus relacionamentos amorosos em sua vida.
Entretanto, a própria música declara que é tarde demais para consertar as coisas e, por mais que ele ainda sofra de amores, o cantor demonstra estar superando tudo o que ele e o seu par romântico viveram ao longo do relacionamento, e até mesmo quando romperam a relação.
Alegando que o tempo acabou, a narração ao final da canção do ator Jim Carrey soa como uma intenção de trazê-lo de volta.
Escute "Out Of Time" na íntegra e confira a Letra e Tradução:
Veja também:
SALA DE BATE PAPO