Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

28 de janeiro: “We are the world” e Elvis Presley

A data marca o sucesso de Michael Jackson e a primeira vez que o rei do rock apareceu na TV

Placeholder - loading - No dia 28 de janeiro, a canção de Michael Jackson foi gravada; já Elvis apareceu na TV. Crédito da imagem: iStock
No dia 28 de janeiro, a canção de Michael Jackson foi gravada; já Elvis apareceu na TV. Crédito da imagem: iStock
Ver comentários

Publicada em  

O dia 28 de janeiro foi marcado por muitos fatos históricos, dentre eles o início da construção da Torre Eiffel e a explosão da espaçonave Challenger após ter sido lançada. No entanto, duas situações marcaram o mundo da música.

Há exatamente 35 anos, 45 grandes nomes da arte se juntaram para gravar o hino composto pelo ícone Michael Jackson e o cantor norte-americano Lionel Richie: “We are the world”.

A música fez parte do projeto “USA for Africa”, que tinha como objetivo arrecadar fundos para amenizar a fome no continente africano. A canção foi lançada no dia 07 de março de 1985, rendendo cerca de US$ 55 milhões.

A venda do álbum – que tinha apenas esse único single – atingiu a marca de 7 milhões de cópias nos Estados Unidos, recorde de todos os tempos. Além disso, a música liderou as paradas de sucesso em diversos lugares do mundo.

O single foi premiado com platina múltipla e quádrupla pela Recording Industry Association of America.

Jackson e Richie se inspiraram no festival “Live Aid” que reuniu muitos artistas para conseguir fundos pelo menos motivo: acabar com a fome na Etiópia, país localizado na África.

Por esse motivo, os compositores de “We are the world” convocaram um grande número de artistas que estavam em evidência, na época.

Quem foram os artistas que participaram da canção?

Além de Michael Jackson e Lionel Richie, o grupo de vocalistas principais foi composto por: Stevie Wonder; Paul Simon; Kenny Rogers; James Ingram; Tina Turner; Billy Joel; Diana Ross; Dionne Warwick; Willie Nelson; Al Jarreau; Bruce Springsteen; Kenny Loggins; Steve Perry; Daryl Hall; Huey Lewis; Cyndi Lauper; Kim Carnes; Bob Dylan; e, Ray Charles.

Outros ícones fizeram parte da canção com vozes secundárias: Dan Aykroyd; Harry Belafonte; Lindsey Buckingham; Bob Geldof; Jackie Jackson; LaToya Jackson; Marlon Jackson; Randy Jackson; Tito Jackson; Waylon Jennings; Bette Midler; John Oates; Jeffrey Osborne; The Pointer Sisters; e, Smokey Robinson.

Não só o elenco de voz foi de peso. Os instrumentistas também foram escolhidos a dedo: Michael Boddicker, no sintetizador; Paulinho da Costa, na percussão; Louis Johnson, no baixo; Michael Omartian e Greg Phillinganes, nos teclados; e, John Robinson, na bateria.

Outro fato histórico na música

Exatamente 29 antes da gravação de “We are the world”, em 1956, outro ícone marcou o dia 28 de janeiro. O eterno rei do Rock and Roll, Elvis Presley, apareceu pela primeira vez na televisão em um programa apresentado pelos Irmãos Dorsey.

A aparição do ícone foi o ápice para que Presley deslanchasse sua carreira, que teve início em 1954, quando o cantor gravou seu primeiro disco composto pelas músicas "That's all right" e "Blue Moom of Kentucky".

Após o rei participar do programa televisivo dos instrumentistas de jazz James e Tommy Dorsey, o álbum "Heartbreak Hotel" atingiu a marca de nove milhões de cópias vendidas.

Na televisão, o cantor apresentou duas de suas canções: “Blue Suede Shoes” e “Heartbreak Hotel”.

Porém, um ano antes, em 1955, Elvis Presley foi contratado pela gravadora RCA Victor. Nessa época, as músicas "Mystery Train" e "Baby Let's Play House", ocupavam todas as paradas de sucesso.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. 28 de janeiro we are the …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.