3 Dicas para dormir e levantar mais cedo
Segundo especialistas do exterior, é possível reordenar os horários relacionados ao sono com simples mudanças rotineiras
Publicada em
De acordo com reportagem publicada pelo jornal argentino ‘’Clarin’’, há conselhos fáceis de aplicar no dia a dia que podem ser muito úteis para quem tem dificuldade de seguir uma rotina na hora de ir para a cama e acordar. Veja:
1. Adiante uns minutos o despertador
Por mais que não consiga ir dormir cedo, tente colocar o despertador quinze minutos ou meia hora antes.
Inclusive, se seu horário de trabalho exige acordar muito cedo, será mais fácil ordenar o cérebro mediante a um alarme sonoro.
Segundo o psicólogo clínico e pesquisador Seth J. Gillihan, uma das formas mais efetivas de mudar o relógio interno de 24 horas (o ritmo circadiano) é se expor a luz natural quando começa o dia. “A luz pode ajudar a levantar ou ao menos ter a ciência de que o dia começou e que tudo já deve começar a funcionar’’, coloca.
2. Vá para a cama assim que manifestar o primeiro sinal de sono
O corpo envia certos indícios. Tendo em vista essa situação, o psicólogo clínico e psicoterapeuta Alberto Soler aconselha dar a devida atenção aos sinais.
De acordo com Soler, ao notar que está perdendo a capacidade de atenção, como falhas visuais ao ler ou ver tevê, o ideal é parar a atividade e ir dormir. Inclusive, calafrios podem ser sintomas de sono, quando não estiverem associados à febre. No geral, a queda de meio grau na temperatura corporal coincide com a fase de preparação do sono.
3. Não tome café no final da tarde
Por ação excitante da cafeína, tomar café a partir das seis da tarde pode ser ruim se o intuito é dormir em breve.
De acordo com a instituição internacional, ‘’American Academy of Sleep Medicine’’ (AASM), o efeito no corpo de 50% da cafeína tem duração de cinco horas, a outra metade permanece no organismo, por isso, é importante ficar longe do café e de outros líquidos do tipo, como refrigerantes, nesse período.
SALA DE BATE PAPO