3 partes do corpo que já não servem para nada
No passado, elas eram importantes para nossos antepassados, porém, hoje, já não possuem a mesma serventia
Publicada em
De acordo com publicação da rede BBC da Espanha, estes itens, do ponto de vista antropológico, podem ser chamados de "sobras evolutivas". E nada mais são do que partes que não tem nenhuma utilidade para as funções desenvolvidas pelo ser humano na vida moderna. Mas, antes já foram bastante relevantes, cumprindo um papel específico, muitas vezes, vital aos antepassados.
Vamos a lista feita pela antropóloga da evolução Dorsa Amir, do Boston College, nos Estados Unidos. Originalmente, o material foi publicado pelo portal Business Insider:
1. O apêndice
Provavelmente, é a parte inutilizável mais conhecida por todos.
Pesquisas científicas apontam que esse órgão ajudava na digestão das plantas com excesso de celulose, que compunham a dieta dos ancestrais.
De acordo com Amir, conforme o regime alimentar dos indivíduos se modificou e foi se transformando em algo mais variado, o apêndice perdeu a sua função.
2. Dentes do siso
Nos primórdios, servia para moer as carnes duras e cereais cruz, alimentos que eram consumidos pelos ancestrais.
Porém, atualmente, de acordo com Amir, a nossa alimentação é muito mais suave e não necessitamos mastigar com tamanha intensidade. Tampouco, nossas mandíbulas são tão potentes, o que era imprescindível há milhões de anos.
Eles não nascem em todo mundo, inclusive, há quem não tenha nenhum. Mas, quando esses dentes resolvem crescer, geralmente, provocam muita dor, e em muitos casos, é necessário extraí-los.
3. Músculos nas orelhas
''Tais músculos são responsáveis por movimentar a parte visível dos ouvidos, contudo, pouca gente tem controle sobre isso’’, aponta a especialista.
Alguns mamíferos usam essa parte do organismo para identificar presas e acredita-se que os humanos o utilizavam para a mesma função no passado.
SALA DE BATE PAPO