Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

4 artistas modernos que estão reinventando o Jazz

Jazz nunca morre, só muda de forma

Placeholder - loading - O multi-instrumentista norte-americano Thundercat (Divulgação)
O multi-instrumentista norte-americano Thundercat (Divulgação)

Publicada em  

Como muitos já sabem, abril é o mês de apreciação ao jazz. Para fechar a celebração com chave de ouro, a Antena 1 separou 4 artistas internacionais que se inspiram no jazz para realizar suas composições. Confira!

Samara Joy

Talvez você já tenha ouvido falar de Samara Joy. Com apenas 23 anos, ela foi o grande destaque do Grammy 2023 depois de ganhar o prêmio de Artista Revelação. Na mesma noite, “Linger Awhile”, seu segundo álbum de estúdio, lhe rendeu a estatueta de Melhor Álbum Vocal de Jazz.

É fácil perceber a influência do jazz no som da cantora. Dona de uma voz suave e potente, Joy utiliza seus dons em composições marcadas por acordes dissonantes no piano, uma bateria tranquila, e toques de guitarra. “Guess Who I Saw Today”, por exemplo, foi um single lançado em 2022, mas podia facilmente se passar por um clássico do século passado. Veja o clipe:

https://www.youtube.com/watch?v=X03lvK7qoco



Thundercat

Stephen Lee Bruner, também conhecido como Thundercat, é um multi-instrumentista estadunidense. O baixo é a sua ferramenta principal, e é através dela que ele mistura funk, hip-hop, soul e jazz. Apesar da técnica impecável, o artista gosta de brincar durante as canções, não levando-as muito a sério.

Em 2020, lançou “It Is What It Is”, seu quarto álbum de estúdio, que ganhou o Grammy de Melhor Álbum de R&B no ano seguinte. A obra é caracterizada pela justaposição entre imprevisibilidade de progressões musicais complexas, e uma letra brincalhona, quase debochada. Um exemplo disso é “How Sway”, faixa curta e praticamente instrumental. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=QwQeEmY1QxI


Jacob Collier

Imagem de conteúdo da notícia "4 artistas modernos que estão reinventando o Jazz" #1
Toque para aumentar

Falando em progressões musicais complexas, é impossível não mencionar o nome de Jacob Collier. O músico britânico conquistou os ouvidos do público depois de viralizar na internet, e, depois de ser apadrinhado por ninguém menos que Quincy Jones, consagrou seu nome no mundo da música.

Com um ouvido absoluto, ele gosta de brincar com as oitavas, produzindo combinações raras de harmonias dissonantes. Collier costuma, inclusive, conduzir as vozes da audiência ao vivo durante seus shows.

Desde 2018, ele lançou três dos quatro volumes de um álbum chamado “Djesse”. Durante a jornada, ele já ganhou 2 Grammys, e foi indicado a inúmeras categorias. A faixa a seguir, “Time Alone With You”, abre a terceira parte do projeto e é uma mistura de mistura pop, hip-hop e jazz. Ouça:

https://www.youtube.com/watch?v=2qUCyW7ewPs



Esperanza Spalding

Por fim, mas não menos importante, temos a talentosa Esperanza Spalding. Assim como Samara Joy, ela chamou atenção ao redor do globo por ter ganhado o Grammy de Artista Revelação em 2011 - ela passou na frente de Justin Bieber, para a tristeza de muitas fãs.

Antes disso, ela já havia lançado três álbuns de estúdio, e todas as obras possuem uma qualidade admirável. Através do contrabaixo, a cantora e compositora cria uma bela fusão entre jazz tradicional, soul, afrofuturismo e bossa nova. Em 2009, se apresentou no evento da Casa Branca em homenagem a Stevie Wonder.

Recentemente, o disco “Radio Music Society” completou dez anos. Para comemorar a coletânea, a artista relançou as composições em uma edição comemorativa. É o caso de “Jazz Ain’t Nothing But Soul”, originalmente lançado em 2012. Escute a faixa completa:

https://www.youtube.com/watch?v=O_dAW8HwfKA



Veja também:

“GLORIA THE TOUR”: SAM SMITH ADIA SHOWS

MICHAEL BOLTON ANUNCIA PRIMEIRO ÁLBUM AUTORAL EM 14 ANOS

Descontos especiais para distribuidores


Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 4 artistas modernos que estao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.