Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A convivência social pode influenciar a personalidade das crianças

Estudo mostra que a personalidade recebe influência da convivência, principalmente no período da pré-escola.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "A convivência social pode influenciar a personalidade das crianças"
Ver comentários

Publicada em  

A discussão sobre como é determinada a personalidade de uma pessoa é antiga. Enquanto alguns acreditam que ela seja determinada pela genética, outros creem que ela seja moldada pelas experiências adquiridas ao longo da vida. Uma pesquisa recente, feita por uma equipe da Universidade de Michigan, sugere que a personalidade recebe influências da convivência – principalmente no período da pré-escola.

Nos anos 1990, estudos da neurogenética descobriram que os genes influenciavam na personalidade, mas que interagiam de forma imprevisível com o ambiente externo.

Considerando que a convivência social possa ser um dos fatores ligados à formação da personalidade logo nos primeiros anos de vida, pesquisadores analisaram crianças de 3 a 4 anos durante o ano escolar.

Crianças que se envolviam com outras mais extrovertidas e estudiosas, por exemplo, se tornavam semelhantes aos colegas ao longo do tempo, mesmo que não tivessem tais características no início do ano. No entanto, as características e comportamentos ruins dos colegas pareciam ser herdados com maiores dificuldades. Entender como absorvemos cada atributo, sendo ele bom ou ruim, seria o próximo passo para o estudo.

O estudo mostra que a personalidade não está tão enraizada como era imaginado e pode ser alterada através do convívio com outras pessoas. “Os pais gastam muito tempo tentando ensinar o filho a ser mais paciente, a ser menos impulsivo… Mas o que se sabe agora é que não são os pais ou os professores que afetam a personalidade, e sim os amiguinhos.”

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ABU DHABI AVANÇA RUMO AO EPICENTRO GLOBAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ABU DHABI AVANÇA RUMO AO EPICENTRO GLOBAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, deu um passo decisivo rumo à liderança global em inovação tecnológica com o lançamento de dois ambiciosos projetos de inteligência artificial (IA): o gigantesco Campus de IA EUA-EAU de 5 GW, fruto de uma parceria estratégica entre os governos dos Estados Unidos e dos Emirados, e a cidade cognitiva Aion Sentia, que promete revolucionar a gestão urbana até 2027. Ambas as iniciativas representam investimentos bilionários e reforçam o papel da região como epicentro de inovação digital.

Campus de IA EUA-EAU: parceria internacional e potência tecnológica

Anunciado em maio de 2025 pelos presidentes Donald Trump e Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, o Campus de IA de 5 GW será construído em Abu Dhabi e liderado pela empresa G42, referência em soluções de inteligência artificial no Golfo. O complexo ocupará 26 quilômetros quadrados e será alimentado por fontes nucleares, solares e a gás, promovendo sustentabilidade energética enquanto oferece infraestrutura de ponta para o processamento de grandes volumes de dados e desenvolvimento de IA.

A primeira fase do projeto prevê uma capacidade instalada de 1 GW, mas o plano total é atingir 5 GW. De acordo com o governo dos EUA, a instalação funcionará como uma plataforma regional para hiperescalas, permitindo oferecer serviços com baixa latência a até metade da população mundial, posicionando o Oriente Médio como um novo eixo de interconectividade digital.

55 min
  1. Home
  2. noticias
  3. a convivencia social pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.