A Feira do Livro divulga primeira lista de autores convidados
Evento será realizado em junho na Praça Charles Miller, no Pacaembu
Publicada em
A Feira do Livro divulgou a primeira lista de autores confirmados para sua quarta edição, que acontece de 14 a 22 de junho, na praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo.
Entre os 40 escritores anunciados — número que corresponde a cerca de um quarto do total — estão destaques da literatura brasileira e internacional de diferentes gêneros literários.
Estão na lista as romancistas Aline Bei, Amara Moira, Bia Bracher, Tati Bernardi e Veronica Stigger, os romancistas Edyr Augusto, Ignácio de Loyola Brandão, Marcelo Rubens Paiva e Oscar Nakasato, os cronistas Cidinha da Silva e Ricardo Terto, o contista Vinicius Portella, a filósofa Marilena Chaui, o médico e escritor Drauzio Varella, o ator e escritor Lázaro Ramos, o economista e filósofo Eduardo Giannetti e até mesmo um defunto autor, Machado de Assis, cujo aniversário de nascimento será celebrado em uma mesa com o crítico Hélio de Seixas Guimarães.
A poesia contemporânea brasileira será um dos principais eixos da curadoria, com a presença de nomes como Adriana Lisboa, Cuti, Leonardo Fróes, Laura Liuzzi, Paloma Vidal e Paulo Henriques Britto.
A lista de nomes estrangeiros traz uma forte presença de autores portugueses, como a romancista Lídia Jorge, o escritor Afonso Cruz, a jornalista e romancista Alexandra Lucas Coelho e o historiador Fernando Rosas. Entre os autores de língua espanhola estão a chilena Lina Meruane e o argentino Pedro Mairal. Dos Estados Unidos, vem a geógrafa Ruth Wilson Gilmore.
A programação oficial será realizada simultaneamente em dois pontos: no Palco da Praça, montado diante da fachada histórica do Estádio do Pacaembu, local normalmente destinado ao estacionamento de carros, e no Auditório Armando Nogueira, que integra o Museu do Futebol. Além dos dois palcos, que têm entrada gratuita, outros três espaços menores abrigarão uma programação paralela, pautada pelos mais de 150 expositores, entre editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura.
Em 2024, mais de 170 convidados se apresentaram no festival, com um público auditado de 64 mil pessoas. Segundo os organizadores, a expectativa é que em 2025 esses números sejam superados com a inauguração de novos núcleos de programação e o feriadão de Corpus Christi. A expectativa é atrair até 110 mil pessoas durante os nove dias de atividades.
Nas próximas semanas, a organização mais nomes devem ser confirmados. Para mais informações, acesse o site quatrocincoum.com.br.
Escrito por Redação