Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A-ha é o Artista do Semana!

O grupo é dono do grande sucesso “Take On Me”, de 1985

Placeholder - loading - Imagem da noticia "A-ha é o Artista do Semana!"
Ver comentários

Publicada em  

a-ha

Eles são noruegueses e bombaram nos anos 1980. Formada por Paul Waaktaar, Magne Furuholmen e Morten Harket, a banda a-ha começou sua história em 1982.


Os músicos decidiram seguir para Londres, onde, após algumas tentativas, conseguiram fechar contrato com uma gravadora. Em 1985, lançaram seu álbum de estreia, intitulado Hunting High And Low.

O material revelou nada menos que o single de maior sucesso deles: “Take On Me”. O hit, número 1 na Billboard Hot 100, foi consagrado pelo videoclipe feito com uma técnica de desenho animado, chamada “rotoscopia”.

Hunting High And Low vendeu mais de 1,5 milhão de cópias em apenas um mês e também foi responsável pela faixa “The Sun Always Shines On T.V.”.

Depois vieram os discos Scoundrel Days, de 1986, e Stay On These Roads, de 1988. Estes trabalhos foram integrados por faixas “Cry Wolf”, “I’ve Been Losing You”, “Manhattan Skyline”, “There’s Never A Forever Thing” e “You Are The One”.

Já os próximos discos, East Of The Sun, West Of The Moon e Memorial Beach não repercutiram tanto quanto os anteriores e levaram o A-ha a quatros anos de pausa.

Para a alegria dos fãs, os artistas voltaram a gravar juntos em 1998 e estrearam o sexto álbum de estúdio, Minor Earth Major Sky, em 2000. Depois deste, divulgaram Lifelines, Analogue, Foot Of The Mountain e o mais recente disco da banda, Cast In Steel, de 2015.

O A-ha também esteve no Brasil no ano passado para uma apresentação nostálgica no Palco Mundo do Rock in Rio e emocionou o público apaixonado pelas músicas da década de 1980.

Para saber mais sobre a carreira do grupo norueguês, assista a seguir a biografia em vídeo preparada por nossa equipe. Está imperdível!



As caricaturas de nossos artistas estão incríveis! Para baixar a do vocalista Morten Harket, clique aqui.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM LOU GRAMM (FOREIGNER)

EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM LOU GRAMM (FOREIGNER)

Poucas vozes marcaram tão profundamente o rock das décadas de 70 e 80 quanto a de Lou Gramm, o vocalista original do Foreigner. Com sua voz potente e emocional, Gramm deu vida a sucessos que atravessaram gerações e ainda hoje tocam corações ao redor do mundo. Em entrevista exclusiva à jornalista Amanda Brandão, da Rádio Antena 1, o lendário cantor falou sobre a turnê de despedida da banda, sua relação com o Brasil, o impacto de suas músicas ao longo dos anos — e até fez um jogo musical descontraído com a nossa equipe.

É algo que vai direto para o coração, disse Lou, ao comentar sobre a forma como músicas em inglês conseguem emocionar fãs brasileiros. E se depender do público por aqui, o Foreigner será recebido com muito mais do que palmas: 10 de maio será uma noite de coro coletivo, nostalgia e, claro, muito rock.

Veja a entrevista na íntegra no canal da Rádio Antena 1 no YouTube, acessando o link disponível ao final da matéria.

Um legado de hits

Para quem talvez não se lembre de imediato, o Foreigner é a banda responsável por clássicos como “I Want to Know What Love Is”, “Urgent”, “Waiting for a Girl Like You”, “Cold as Ice” e “Juke Box Hero” — todos com a voz inconfundível de Lou Gramm. O grupo entrou para a história ao emplacar seus oito primeiros singles no Top 20 da Billboard, um feito inédito desde os Beatles. E Gramm não apenas cantou essas músicas: co-escreveu a maioria delas ao lado do guitarrista Mick Jones, seu eterno parceiro criativo.

1 D
Placeholder - loading - Imagem da notícia MEMÓRIA MUSICAL: "SOUL BOSSA NOVA" VOLTA ÀS PARADAS COM AUSTIN POWERS

MEMÓRIA MUSICAL: "SOUL BOSSA NOVA" VOLTA ÀS PARADAS COM AUSTIN POWERS

No dia 2 de maio de 1997, estreava nos cinemas Austin Powers: International Man of Mystery, uma sátira divertida aos filmes de James Bond que marcou época. Mas o que poucos esperavam era que a trilha sonora do filme, especialmente a canção "Soul Bossa Nova", lançada por Quincy Jones em 1962, voltaria aos holofotes — ganhando força nas rádios, vendagens e serviços de streaming. Ouça abaixo:

Origem e lançamento da canção

"Soul Bossa Nova" foi originalmente lançada no álbum "Big Band Bossa Nova", de 1962, pela gravadora Mercury Records. Quincy Jones, já renomado como arranjador e maestro, compôs a faixa em apenas 20 minutos, combinando elementos do jazz com a batida leve da bossa nova brasileira. A música contou com músicos de estúdio talentosos, incluindo Roland Kirk, e ficou marcada por seu inconfundível assobio no início — uma das razões para seu apelo popular.

Embora não tenha sido lançada como single na época, a canção ganhou notoriedade com o tempo e passou a ser usada em diversas produções audiovisuais, incluindo comerciais, programas de TV e filmes. Seu ritmo animado e clima sofisticado a tornaram um símbolo da elegância descontraída dos anos 60.

Trilha sonora nostálgica e poderosa

Austin Powers se passa nos anos 60, com o espião interpretado por Mike Myers sendo descongelado em plena era moderna. Para ambientar essa viagem no tempo, a trilha sonora aposta em sucessos da época como "Mas Que Nada", "Incense And Peppermints" e "The Look of Love", de Burt Bacharach, interpretada por Dusty Springfield.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. a ha o artista do semana

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.