A importância da risada no cotidiano, segundo estudos
A expressão auxilia as pessoas a terem mais vínculo afetivo, 'desestressa' casais e é utilizada até mesmo por bichos
Publicada em
Segundo publicação da BBC Espanha, a risada é uma reação universal, que ajuda o ser humano a criar laços mais próximos. Além disso, inúmeros animais, também, são acometidos por essa expressão.
Como já foi dito- Rir é primordial para estreitar relações com outros indivíduos: há 30 vezes mais possibilidades de cair na risada, por exemplo, ao estar acompanhado de outras pessoas do que ao estar sozinho.
Aliás, em se tratando do mundo animal, cientistas notaram que diversos bichos podem produzir essa reação, como é o caso dos macacos e roedores.
Os ratos quando brincam entre si, emitem um som diferente, o qual os cientistas relacionaram com a risada. Segundo os pesquisadores, esse é um sinal o qual indica que os animais estão brincando e não se agredindo.
Se os roedores demonstram esse tipo de comportamento, a risada é utilizada pelo ser humano de um modo mais complexo: para criar e manter relações sociais. É um jeito explícito de mostrar ser capaz de se entender com outra pessoa e funciona para excluir quem está fora do círculo íntimo.
Relacionamentos amorosos
Aliás, de acordo com um estudo, os casais que discutem sobre assuntos complicados da relação e usam expressões positivas, como a risada, são capazes de se 'desestressar' de imediato. Com isso, eles, também, podem ser mais felizes em seu relacionamento e tendem a ficar juntos por mais tempo. Porém, isso só funciona se os dois compartilharem da brincadeira, sendo tudo de comum acordo.
Dar risada pode, sim, fazer parceiros mais felizes, não só porque é um indicativo que eles estão suficientemente cômodos para sorrir, como, também, estão usando tal ferramenta para negociar um melhor estado de ânimo entre os dois.
SALA DE BATE PAPO