A meditação pode ser uma boa opção para aliviar o estresse de quem vai viajar
Diferente do que muitos pensam, a prática é bastante simples e não requer anos de treinamento.
Publicada em
Quando se trata de meditação, você pode pensar que leva anos de treinamento, ou uma jornada espiritual, para obter quaisquer benefícios. Mas a essência da prática é, na verdade, bastante simples. Suas técnicas podem trazer um pouco de alívio para muitas situações estressantes do cotidiano, incluindo viagens.
"Estamos falando de uma espécie de versão um pouco mais sofisticada do conselho que sua mãe lhe deu, quando você era criança, de 'respirar fundo'", disse Dan Harris, co-âncora do programa Nightline da ABC. "Você não precisa acreditar em nada. É um exercício muito simples e secular para o cérebro", continuou Harris, que escreveu o livro "10% mais feliz”, que guia meditações.
De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde, mais adultos americanos estão meditando do que nunca, com mais de 14% dizendo que praticaram no ano passado, acima dos 4,1% em 2012.
Dado que um efeito conhecido da prática da atenção plena é a redução do estresse e da ansiedade, os viajantes podem se beneficiar.
"Há uma forte pesquisa que mostra que a meditação pode melhorar a saúde mental", disse Megan Jones Bell, cientista-chefe de dados do aplicativo de meditação Headspace. “A meditação pode nos ajudar a aprender a estar mais presentes, a ver a nós mesmos e aos outros a partir de uma nova perspectiva e a abordar a vida de maneira mais engajada e pacífica. Isso tudo pode ser muito útil durante qualquer parte de nossas vidas e especialmente durante a viagem.”
"Não podemos controlar se o avião está atrasado, ou se a nossa bagagem se perder, ou o tráfego na estrada, e meditação e atenção plena nos permitem aprender a aceitar os desconhecidos e até mesmo abraçá-los", disse Bell.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO