Abertura do ano Judiciário, taxa de juros e mais desta terça
VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NA MANHÃ DE HOJE
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
Após o período de férias dos ministros, o Supremo Tribunal Federal abriu o ano Judiciário em uma cerimônia na manhã de hoje. A Corte pretendia retomar o trabalho presencial, mas com o aumento de casos de Covid-19, as sessões virtuais seguirão até o fim do mês. O primeiro julgamento, previsto para amanhã, deve discutir a legalidade de ações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu nesta segunda-feira o primeiro pedido de registro de autoteste para Covid-19. A empresa brasileira Okay Tecnologia quer comercializar um produto importado que utiliza a coleta de swab nasal. A Anvisa informou que essas solicitações têm prioridade no momento.
O Ministério da Saúde negocia com o Butantan a compra de mais 10 milhões de doses da CoronaVac para a imunização infantil contra a Covid-19. Segundo o Instituto, o volume estaria disponível para entrega nos próximos dias. A vacina foi aprovada pela Anvisa para crianças a partir de 6 anos, com exceção das imunossuprimidas.
Economia
O Comitê de Política Monetária do Banco Central iniciou nesta terça-feira a primeira reunião de 2022 para definir a taxa básica de juros. A decisão do Copom deve ser anunciada no fim do dia de amanhã. A expectativa, segundo o Boletim Focus, é de que a Selic suba para 10,75% ao ano.
O INSS começa a pagar nesta terça-feira os benefícios com reajuste de 10% para aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A atualização do valor segue a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor no ano passado. Os depósitos seguem até o próximo dia 7 de acordo com o número do benefício do segurado.
O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas, caiu 2,5 pontos em janeiro. Com isso, o índice atingiu 91,6 pontos, o menor nível desde abril do ano passado. O setor de serviços foi o mais afetado pela chegada da variante Ômicron do coronavírus ao Brasil.
Internacional
A Rússia prometeu não recuar, apesar das ameaças de sanções dos Estados Unidos diante da crise na Ucrânia. É Washington e não Moscou que gera tensão, afirmou a embaixada russa na capital americana. A declaração foi divulgada pouco antes de uma ligação entre o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado americano, Antony Blinken.
A Anistia Internacional publicou um relatório nesta terça-feira acusando Israel de praticar uma política de apartheid contra a população palestina. O governo israelense disse que o documento apresentado pela ONG consolida e recicla mentiras. Já os palestinos pediram a responsabilização do país.
O vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Domic Raab, disse que o premiê Boris Johnson não pode responder a perguntas sobre as festas realizadas na sede do governo britânico durante a pandemia. Segundo ele, o objetivo é não prejudicar uma investigação policial sobre os eventos. Após a divulgação de um relatório interno nesta segunda-feira, Johnson pediu desculpas ao Parlamento.
Escrito por Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO