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Abimaq diz que governo buscou 'equilíbrio' em decisão sobre imposto do aço

Placeholder - loading - Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin 29/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin 29/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
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(Reuters) - A associação que representa o setor de máquinas e equipamentos, a Abimaq, disse nesta quarta-feira que o governo buscou o equilíbrio e a tecnicidade em sua decisão de elevar para 25% o imposto de importação de 11 produtos de aço e estabelecer cotas de volume de compra desses produtos de outros países.

'Para a Abimaq, o Gecex buscou o equilíbrio e a tecnicidade indispensáveis para que essa decisão fosse a melhor possível para o país e para a competitividade da indústria', afirmou em nota a entidade nesta quarta-feira, referindo-se ao Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Brasil (Camex).

A medida do Gecex/Camex vale por 12 meses e será aplicada em produtos como laminados planos e tubos, que atualmente possuem taxas de importação de 9% a 12,6%.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse a repórteres na terça-feira que o imposto de 25% será cobrado apenas quando a cota de volume de importação para cada um desses 11 produtos exceder a média das compras ocorridas entre 2020 e 2022 em mais de 30%.

Segundo o ministério, ao qual o Gecex é ligado, a elevação alcançaria 15 das 31 NCMs (produtos) com base nesse critério, mas quatro delas permanecem em pauta para análises adicionais.

A indústria siderúrgica cobrava há meses do governo medidas de proteção comercial, citando como principal alvo as importações chinesas de aço pelo Brasil, que reduzem o poder de precificação das usinas locais.

O presidente do conselho do Aço Brasil, instituição que representa siderúrgicas instaladas no país, Jefferson De Paula, disse no ano passado que empresas chinesas e russas estavam 'inundando o mercado com produtos siderúrgicos a preços subsidiados'.

Nesta quarta-feira, o Aço Brasil afirmou em nota que a medida foi uma 'importante ação do governo para conter a importação predatória que ameaça a produção de aço brasileira'.

'Ao atender o pleito, o governo brasileiro vai ao encontro de iniciativas implementadas por outros países que, da mesma forma que o Brasil, têm sido fortemente prejudicados pelas importações do aço que competem de forma desleal e predatória nos respectivos mercados internos', acrescentou a instituição.

As novas regras comerciais ainda dependem do aval do Mercosul e poderão entrar em vigor dentro de um mês, segundo o Gecex/Camex.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Escrito por Reuters

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BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

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