Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Adobe adiciona modelos de IA da OpenAI e do Google ao aplicativo Firefly

Placeholder - loading - Logo da Adobe 08/01/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Imagem ilustrativa
Logo da Adobe 08/01/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Imagem ilustrativa
Ver comentários

Publicada em  

Por Stephen Nellis

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A Adobe informou nesta quinta-feira que está adicionando modelos de inteligência artificial de geração de imagens da OpenAI e do Google, da Alphabet, a seu aplicativo Firefly, além de trazê-lo para dispositivos móveis.

A Adobe é proprietária de diversos softwares, como Photoshop e Premiere, amplamente utilizados por profissionais criativos das artes visuais. Desde 2023, a empresa sediada em San Jose, Califórnia, vem desenvolvendo seus próprios modelos de IA em seu serviço Firefly para gerar imagens e videoclipes, prometendo aos clientes que não serão responsabilizados legalmente pelo uso de imagens e vídeos criados por esses modelos.

Mas no ano passado a Adobe disse que estava aberta a também oferecer modelos de terceiros, da OpenAi -- criadora do ChatGPT -- e outros para sua base de usuários.

Nesta quinta-feira, a Adobe anunciou que os usuários do Firefly poderão gerar imagens com o gerador de imagens GPT da OpenAI, o Google Imagen 3, o Google Veo 2 e o Flux 1.1 Pro, além de uma nova versão do seu próprio modelo de imagem Firefly. A empresa planeja oferecer modelos de parceiros como fal.ai, Luma e Runway nos próximos meses.

'Ainda temos muitos clientes que, ao levar o material para produção, só usam o Firefly, porque a segurança comercial realmente importa para eles', disse Ely Greenfield, diretor de tecnologia para mídia digital da Adobe, à Reuters em uma entrevista na segunda-feira.

'Mas, para outras partes do fluxo de trabalho, como a ideação, eles também estão interessados em experimentar outros modelos. Então, estamos disponibilizando essa opção para eles.'

Os usuários da Adobe poderão gerar conteúdo com modelos de terceiros no Firefly e transferi-lo para outros aplicativos da empresa, como o Photoshop, com apenas alguns toques ou cliques.

Eles poderão pagar por modelos de terceiros com o mesmo sistema de créditos que usam para pagar pelos modelos de IA da Adobe, embora a companhia tenha se recusado a revelar como a receita será dividida entre ela e os fornecedores de modelos de terceiros.

(Reportagem de Stephen Nellis em São Francisco)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS FDC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. adobe adiciona modelos de ia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.