Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Advogado diz que Duterte foi 'sequestrado' e está doente demais para depor no TPI

Placeholder - loading - Ex-presidente filipino Rodrigo Duterte é visto em uma tela no TPI com seu advogado Salvador Medialdea sentado à esquerda 24/03/2025 Peter Dejong/Pool via REUTERS
Ex-presidente filipino Rodrigo Duterte é visto em uma tela no TPI com seu advogado Salvador Medialdea sentado à esquerda 24/03/2025 Peter Dejong/Pool via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Stephanie van den Berg e Anthony Deutsch

HAIA - O ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte foi 'sequestrado' antes de ser levado a Haia para enfrentar acusações de assassinato e está muito doente para prestar depoimento, disse seu advogado aos juízes do Tribunal Penal Internacional em sua primeira apresentação nesta sexta-feira.

Duterte -- que chegou à Holanda em um voo de Manila na quarta-feira, depois de ter sido preso com base em um mandado do TPI por acusações de crimes contra a humanidade -- parecia frágil enquanto falava por meio de um link de vídeo de uma unidade de detenção, confirmando seu nome e data de nascimento para o tribunal.

O advogado de defesa, Salvador Medialdea, disse que Duterte estava doente demais para falar mais, que sua prisão e transferência para a Holanda foi um 'sequestro puro e simples' e que seu cliente estava sofrendo de problemas médicos 'debilitantes'.

A filha do ex-líder, Sara Duterte, atual vice-presidente das Filipinas, assistiu aos procedimentos da galeria pública.

A juíza presidente, Iulia Antoanella Motoc, respondeu que o médico do tribunal, que examinou Duterte na chegada, foi da opinião de que ele estava 'mentalmente consciente e apto'.

Ela acrescentou que Duterte e seus advogados podem levantar questões sobre sua transferência para o tribunal e sua saúde em um estágio posterior do processo.

Os promotores acusaram Duterte, de 79 anos, de realizar um ataque sistemático à população civil durante seu mandato.

Milhares de supostos traficantes e usuários de drogas foram mortos durante a repressão, quando esquadrões da morte que Duterte supostamente criou e armou realizaram execuções extrajudiciais generalizadas.

'Para nós, vítimas da guerra contra as drogas, este é o primeiro passo para obter justiça', disse o advogado que representa as famílias das vítimas de assassinatos relacionados às drogas nas Filipinas, Gilbert Andres, do lado de fora do tribunal.

Duterte chegou ao aeroporto de Roterdã em um avião fretado na quarta-feira e foi transferido para uma unidade de detenção no litoral holandês, na rua do prédio do TPI. Em uma mensagem de vídeo nas mídias sociais, ele assumiu a responsabilidade por suas ações.

Durante a apresentação inicial, o juiz resumiu as alegações contra Duterte, que não foi solicitado a se pronunciar.

Duterte, que comandou as Filipinas de 2016 a 2022, deverá ser o primeiro ex-chefe de Estado asiático a ser julgado no TPI, um tribunal de última instância criado há mais de duas décadas para processar indivíduos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade, agressão e genocídio.

Duterte disse que sofre de uma série de doenças, incluindo um distúrbio neuromuscular crônico, problemas nas costas, enxaquecas e uma condição que pode causar bloqueios nos vasos sanguíneos.

A apresentação de Duterte ao tribunal marca uma grande vitória para o promotor-chefe Karim Khan, que enfrenta sanções dos EUA por causa de seu mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

No final da audiência, os juízes marcaram uma audiência de confirmação das acusações para o dia 23 de setembro, quando os promotores poderão apresentar parte de suas provas e os juízes decidirão quais acusações poderão ser incluídas no processo. Não se espera que o julgamento comece antes do início de 2026.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. advogado diz que duterte foi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.