Agência reguladora de Portugal suspende lotes de medicamentos de ranitidina
Por aqui, a Anvisa ainda não se pronunciou.
Publicada em
Em um comunicado divulgado em sua própria página, o Infarmed, que regula e supervisiona os medicamentos e produtos em Portugal, informou que alguns lotes de produtos contendo ranitidina foram suspensos.
Na semana passada, a Agência Europeia de Medicamentos afirmou que iniciaria uma revisão dos medicamentos contendo a substância após testes revelarem que alguns deles continham uma impureza potencialmente cancerígena.
O Inframed, que tem papel semelhante ao da Anvisa por aqui, agiu rápido lá em Portugal. O órgão ainda alertou aos pacientes que já haviam comprado os lotes em questão para que os devolvessem. Uma embalagem de outro lote, ou mesmo algum outro medicamento, foram as alternativas sugeridas.
O Infarmed ainda ressaltou que existem alternativas terapêuticas, que podem ser consultadas no Formulário Nacional de Medicamentos, disponível em aqui.
Por aqui, pelo menos por enquanto, a Anvisa não se pronunciou sobre o assunto. A ranitidina é muito utilizada para o tratamento principalmente de úlceras estomacais.
As informações são do portal português Sapo 24.
SALA DE BATE PAPO