Alain Delon: O rosto da capa mais icônica do The Smiths
Neste domingo, aos 88 anos, veio a falecer o ator francês Alain Delon
Publicada em
Alain Delon, um dos maiores atores da história do cinema francês, faleceu neste domingo (18), aos 88 anos. Conhecido por produções como “O Sol por Testemunha” (1960), “O Samurai” (1967) e “O Leopardo” (1963), entre outros filmes, o galã também deixou sua marca na música.
O curioso é que foi com uma banda de rock alternativa que a celebridade fez uma parceria, apesar de Delon, em sua vida pessoal, ter tido mais posicionamentos conservadores em suas ideologias e falas públicas. Em 1986, o The Smiths, grupo conhecido por expressar descontentamento com o establishment e por trazer uma perspectiva de crítica social em suas canções, lançou o álbum “The Queen Is Dead”. E quem ilustra a capa do disco é Alain em uma cena do filme “The Unvanquished” (1964). No longa, o ator interpreta um desertor da Legião Estrangeira Francesa na Argélia, no contexto da Guerra da Argélia dos anos 60.
A banda obteve a autorização do ator para utilizar sua imagem, mediante o cumprimento de uma exigência: “Eu disse a eles que meus pais estavam chateados que alguém chamaria um álbum de ‘The Queen is Dead’ [a rainha está morta]”, escreveu o francês em sua autobiografia.
Seguindo a linha irreverente característica dos Smiths, e já tendo demonstrado seu desdém pelo diretor da gravadora através do título do álbum, a banda ignorou o pedido.
Essa escolha é emblemática, pois reflete a estética e a sensibilidade artística da banda, que frequentemente incorporava referências da cultura pop e do cinema em seu trabalho. Isso já havia acontecido com os atores James Dean e Richard Bradford em outras capas de músicas do grupo. O uso da imagem de Delon, um símbolo do heroísmo melancólico e da rebeldia em suas atuações cinematográficas, ajuda a criar uma atmosfera que complementa a temática lírica do álbum.
“The Queen Is Dead” é considerado um dos melhores álbuns dos Smiths e, ao integrar a imagem de um ícone do cinema francês, ele busca conectar questões de identidade, descontentamento e uma certa nostalgia que permeiam as músicas do álbum. A visão estética dos Smiths frequentemente faz alucinações visuais e emocionais que se alinhavam bem com o sentido dramático que obras como "The Unvanquished" evocam. Uma das músicas mais famosas da banda e do disco em questão é “There Is a Light That Never Goes Out”. Confira:
Os Smiths, um ícone do rock britânico, tiveram sua origem em Manchester em 1982. A sinergia entre Morrissey, vocalista, e Johnny Marr, guitarrista, na composição das músicas, foi um dos pilares da banda. Completando a formação, Andy Rourke no baixo e Mike Joyce na bateria contribuíram para o som característico do grupo. A crítica especializada, em sua maioria, reconhece os Smiths como a principal banda de rock alternativo a emergir na década de 1980.
Veja também:
MORRISSEY ANUNCIA TURNÊ EM 2024
MORRISSEY ANUNCIA TURNÊ DE 40 ANOS DE CARREIRA
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO