Álbum, EP e outros: conheça as formas de lançar uma música
Cada forma possui suas singularidades e podem trazer um resultado diferente para o artista
Publicada em
Lançar uma música pode ser feito de diversas formas. Quando o artista fecha seu contrato com uma gravadora ou decide se lançar de forma independente deve decidir qual usar. Essa decisão se baseará em quantidade de trabalhos e no investimento que poderá ser feito.
A diferença básica entre esses formatos é a quantidade de músicas que trazem. Porém, podemos olhar com uma visão de empresários e entender que quanto mais músicas maior o investimento e maior o risco. Visto isso, quanto menor o artista menor é a probabilidade que lance um álbum.
Vamos entender a diferença dos formatos
- Single
O single é uma faixa individual. Uma única música. A razão para seu lançamento pode variar de testar um novo artista no mercado até mostrar uma nova fase ou projeto de m artista já consagrado.
O single serve muitas vezes como um convite para algo maior que está por vir. Em alguns casos elas podem ser lançadas com outras faixas, isso por conta de uma tradição vinda da época do vinil quando cada lado dos compactos tinha um single.
Um caso famoso aconteceu com os Beatles. A banda lançou o compacto qe tinha “Yesterday” no lado A e “I Should Have Known Better” no lado B.
- EP
O EP – ou Extended Play - é o meio termo entre o single e o álbum. Em sua maioria tem mais de 3 músicas, mas não passa de 30 minutos de duração.
Muitas vezes são usados como um lançamento menor entre dois grandes álbuns, mas também pode servir como uma preparação para um lançamento maior. Em alguns casos o EP também é usado para reunir singles lançados anteriormente.
- Álbum
Por sua vez, o álbum é a consolidação de todo o projeto artístico pensado pelo músico. Tendo ou não sendo precedido por EPs ou singles, o álbum costuma ter mais músicas, por volta de 12 – ou 24 se for um álbum duplo.
Muitas vezes o álbum a reunião de 2 ou 3 EPs lançados previamente. Outras vezes tem suas edições Deluxe com faixas a mais e novas versões de músicas que fizeram sucesso no lançamento original.
Veja também
SALA DE BATE PAPO