Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alemanha entra para o clube de países da maconha legalizada

Placeholder - loading - Plantas de cannabis crescem em uma estufa em Leuna, Alemanha 11/09/2023 REUTERS/Lisi Niesner
Plantas de cannabis crescem em uma estufa em Leuna, Alemanha 11/09/2023 REUTERS/Lisi Niesner
Ver comentários

Publicada em  

Por Thomas Escritt

BERLIM (Reuters) - Na sexta-feira, a Alemanha juntou-se ao pequeno grupo de países e jurisdições que legalizaram a maconha, quando o Parlamento aprovou uma lei que permite que indivíduos e associações voluntárias cultivem e detenham quantidades limitadas da droga.

A lei aprovada pela coalizão de três partidos do chanceler Olaf Scholz legaliza o cultivo de até três plantas para consumo privado e a posse de até 25 gramas de cannabis.

A produção de maconha em maior escala, mas ainda não comercial, será permitida aos membros dos chamados clubes de cannabis com no máximo 500 membros, todos adultos. Somente os membros do clube podem consumir seu produto.

'Temos dois objetivos: reprimir o mercado negro e melhorar a proteção de crianças e jovens', disse o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, no início de um debate turbulento em que a oposição o acusou de promover o uso de drogas.

'O senhor está afirmando com toda a seriedade que, ao legalizar mais drogas, conteremos o uso de drogas entre os jovens', disse o parlamentar democrata-cristão Tino Sorge.

'Essa é a coisa mais estúpida que já ouvi.'

Mas Lauterbach disse que isso equivalia a 'enfiar a cabeça num buraco': não apenas o uso da maconha havia aumentado entre os jovens, cujos cérebros em desenvolvimento estavam particularmente ameaçados, mas as drogas nas ruas eram mais fortes e mais impuras hoje em dia, aumentando muito seus danos.

Estima-se que cerca de 4,5 milhões de alemães usem maconha.

A Alemanha se torna o nono país a legalizar o uso recreativo da droga, que também é legal em algumas jurisdições subnacionais nos Estados Unidos e na Austrália.

Muitos outros países permitem seu uso medicinal como analgésico. A maconha continua sendo ilegal para menores de idade, assim como seu consumo perto de escolas e playgrounds.

Alguns parlamentares questionaram se as novas regulamentações teriam muito impacto sobre o tráfico, já que aqueles que não estão dispostos a cultivar sua própria maconha ou a participar de um clube de cannabis ainda podem preferir comprar a droga.

(Reportagem de Thomas Escritt)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. alemanha entra para o clube …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.