Alexei Navalny está sendo transferido para nova prisão na Rússia, dizem autoridades
Publicada em
Atualizada em
Por Guy Faulconbridge e Andrew Osborn
MOSCOU (Reuters) - O líder da oposição russa preso Alexei Navalny está sendo transferido para uma nova prisão em outra parte do país e sua chegada lá será divulgada de acordo com a lei, disse o serviço penitenciário da Rússia nesta sexta-feira.
Aliados de Navalny, que estavam se preparando para a sua esperada transferência para uma prisão de 'regime especial', o grau mais severo do sistema prisional russo, disseram que Navalny não é visto por seus advogados desde 6 de dezembro, levantando preocupações sobre seu paradeiro.
O processo de transporte ferroviário de prisioneiros pelo maior país do mundo pode levar semanas, e os advogados e familiares não conseguem obter informações sobre sua localização e bem-estar até chegarem ao destino.
Sota.vision, um meio de comunicação online em russo que faz muitas reportagens judiciais, afirmou que uma nota sobre Navalny do serviço penitenciário da região de Vladimir, onde Navalny estava detido em uma colônia penal 235 km a leste de Moscou, foi lida em uma sessão judicial na sexta-feira.
De acordo com o Sota.vision, cujo fundador e editor-chefe foram designados como “agentes estrangeiros” pelas autoridades, a nota informa:
'Alexei Navalny deixou a Instituição Penitenciária Federal IK-6 na região de Vladimir e foi para uma instalação correcional localizada fora da região de Vladimir, de acordo com o veredicto da Corte da Cidade de Moscou de 4 de agosto de 2023.'
A chegada dele à nova instalação, que não consta da nota, será divulgada no âmbito da legislação em vigor, segundo a nota.
Navalny, um ex-advogado que ganhou destaque ao satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e alegar vasta corrupção, foi condenado em agosto a mais 19 anos de prisão, além dos 11 anos e meio que já estava cumprindo.
'Não se sabe para onde ele foi levado', disse a porta-voz de Navalny Kira Yarmysh, acrescentando que os advogados foram informados de que ele deixou a região de Vladimir em 11 de dezembro.
'Deixe-me lembrá-los de que os advogados não veem Alexei desde 6 de dezembro. Não sabemos por que eles não tiveram permissão para encontrá-lo, se Alexei ainda estava na IK-6.'
Navalny ganhou a admiração da oposição díspar da Rússia por ter retornado voluntariamente à Rússia em 2021, vindo da Alemanha, onde havia sido tratado pelo que os testes laboratoriais ocidentais mostraram ser uma tentativa de envenená-lo com um agente nervoso.
Navalny diz que foi envenenado na Sibéria em agosto de 2020. O Kremlin negou ter tentado matá-lo e disse que não havia provas de que ele foi envenenado com um agente nervoso.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO