Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aliados da Otan oferecem garantias de segurança para Ucrânia a caminho da adesão

Placeholder - loading - Cúpula da Otan em Vilnius  12/7/2023   REUTERS/Yves Herman
Cúpula da Otan em Vilnius 12/7/2023 REUTERS/Yves Herman
Ver comentários

Publicada em  

Por Andrew Gray e John Irish e Steve Holland e Sabine Siebold

VILNIUS (Reuters) - Estados Unidos, Reino Unido e aliados globais se preparavam para revelar novas garantias de segurança para a Ucrânia em uma cúpula da Otan, nesta quarta-feira, visando proteger o país de futuros ataques, enquanto Kiev se esforça para se tornar membro da aliança.

A perspectiva de proteção de longo prazo dos membros do bloco militar mais poderoso do mundo ocorre um dia depois que o presidente Volodymyr Zelenskiy considerou 'absurda' a recusa da Otan em oferecer um convite ou cronograma para entrada da Ucrânia na aliança.

A Ucrânia tem pressionado por uma adesão rápida à Otan enquanto luta contra uma invasão russa desencadeada em fevereiro de 2022 que matou dezenas de milhares de pessoas e deslocou milhões.

Em vez disso, uma declaração dos países mais industrializados do mundo do G7 'estabelecerá como os aliados apoiarão a Ucrânia nos próximos anos para acabar com a guerra e impedir e responder a qualquer ataque futuro', informou um comunicado do governo britânico.

Na prática, isso viria como acordos bilaterais com Kiev sobre ajuda militar e financeira de longo prazo para manter o Exército e a economia da Ucrânia funcionando. O G7 é formado por Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Canadá, Itália e Reino Unido.

Engolindo sua decepção com a falta de um cronograma de adesão, Zelenskiy afirmou nesta quarta-feira que os resultados da cúpula em Vilnius foram bons no geral e saudou uma série de anúncios de nova ajuda militar de aliados.

No entanto, Zelenskiy pressionou por mais e disse que levantaria a necessidade da Ucrânia de armas de longo alcance em uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na cúpula.

'Podemos afirmar que os resultados da cúpula são bons, mas se houvesse um convite seriam ideais', declarou Zelenskiy.

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que Biden seria aberto com Zelenskiy sobre a justificativa para a decisão da Otan sobre a adesão.

'Ele sabe que o presidente Zelenskiy tem opiniões fortes e não tem medo de expressar essas opiniões. E ele, presidente Biden, também é muito direto, honesto e sincero com o presidente Zelenskiy', disse Sullivan à MSNBC.

A Otan, uma aliança construída em torno de garantias mútuas de segurança - o conceito de que um ataque a um é um ataque a todos - evitou cuidadosamente estender quaisquer compromissos militares firmes à Ucrânia, preocupada com o risco de aproximá-la de uma guerra total com a Rússia.

A Ucrânia desconfia profundamente de quaisquer 'garantias' de segurança menos vinculativas, uma vez que a invasão da Rússia já esmagou o chamado Memorando de Budapeste, sob o qual as potências internacionais se comprometeram a manter o país seguro em troca de Kiev desistir de suas armas nucleares da era soviética.

Falando ao lado de Zelenskiy, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a Ucrânia está mais próxima da aliança do que nunca e ignorou novos alertas da Rússia sobre as consequências de apoiar a Ucrânia.

'A Ucrânia tem o direito de escolher seu próprio caminho', afirmou Stoltenberg, acrescentando: 'Não cabe a Moscou decidir'. As garantias de segurança para a Ucrânia têm de ser 'críveis', disse ele, a fim de impedir a Rússia de futuros ataques.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. aliados da otan oferecem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.