Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo diz que Amapá retomou 80% da carga de energia após novo apagão

Placeholder - loading - Torres de energia nos arredores de Brasília 29/08/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino
Torres de energia nos arredores de Brasília 29/08/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Luciano Costa e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A capacidade de fornecimento de energia no Amapá foi retomada em 80% até a manhã desta quarta-feira, depois de blecautes que deixaram o Estado novamente no escuro na noite da véspera e vieram enquanto a região ainda se recuperava de um apagão anterior, iniciado em 3 de novembro.

O Ministério de Minas e Energia disse que o sistema 'apresentou instabilidade' e que um primeiro desligamento foi registrado às 20h27, com novas interrupções quando se buscava a retomada dos serviços, às 21h03 e 21h20.

'Às 21h26min iniciou-se, novamente, a recomposição gradual do sistema. O fornecimento de energia ao Estado foi recuperado com sucesso e se encontra no patamar de 80% de sua capacidade, mesmo cenário apresentado antes da ocorrência', disse o ministério em nota.

A conclusão da retomada da carga ocorreu na madrugada de quarta-feira, por volta de 1h04, segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O blecaute anterior, iniciado após incêndio em um transformador de uma subestação, chegou a deixar o Amapá com apenas 10% da carga, em situação que ainda não foi totalmente normalizada. O Estado da Região Norte tem promovido um esquema de rodízio no fornecimento.

As informações de empresas e órgãos do setor, no entanto, apontam que o blecaute agora não teve a mesma origem do desligamento anterior, associado a danos em transformadores na subestação Macapá.

O ONS ressaltou que 'o transformador da subestação Macapá não apresentou problema' e apontou que os problemas 'podem ter sido causados no momento da energização' de uma linha de transmissão (LT Santa Rita - Equatorial).

'A linha está sendo mantida desligada até avaliação a ser realizada pela CEA, distribuidora local. O ONS continua acompanhando a situação no Estado', acrescentou.

Já a CEA, controlada pelo governo estadual, destacou ter trabalhado para recomposição da distribuição de energia em 13 municípios impactados.

A estatal Eletronorte, da Eletrobras, afirmou que registrou um desligamento da hidrelétrica Coaracy Nunes, 'em decorrência de evento externo à usina, provavelmente no sistema de distribuição de energia elétrica'.

A companhia disse que seus técnicos restabeleceram a operação da usina enquanto o fornecimento de energia era recomposto gradualmente pela CEA e pelo ONS.

'A Eletronorte esclarece ainda que não é a proprietária do sistema de distribuição ou transmissão de energia do Estado do Amapá', acrescentou.

A concessionária responsável por um linhão de transmissão que liga o Amapá ao sistema elétrico interligado do Brasil e pela subestação onde um incêndio gerou o primeiro blecaute disse que o incidente não teve origem em suas instalações.

'Não há nenhum problema no transformador da subestação LMTE, que segue disponível desde a reenergização em 7/11, e vem operando com alta performance', afirmou a Linhas do Macapá Transmissora de Energia, da Gemini Energy.

A Justiça Federal do Amapá deu em 13 de novembro um prazo adicional de sete dias para restabelecimento da energia no Estado. O juiz também determinou que a União viabilize em dez dias o pagamento de auxílio emergencial de 600 reais, por dois meses, especificamente às famílias carentes residentes nos 13 municípios atingidos pelo apagão.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. amapa volta a registrar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.