Amy Winehouse é a Artista da Semana
A cantora foi dona de uma carreira breve, mas de grande sucesso
Publicada em
Sua carreira, apesar de curta, jamais será esquecida – assim como sua voz. Amy Winehouse nos deixou muito cedo, mas seu legado é eterno.
A britânica nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 14 de setembro de 1983. De família judia, Amy era acostumada a ouvir jazz desde pequena e se apaixonou pelo gênero.
Na adolescência, ela começou a tocar em bares, gravou demos e logo despertou a atenção da indústria fonográfica. A cantora assinou seu primeiro contrato em 2002, quando tinhas 19 anos.
No ano seguinte, a artista lançou seu álbum de estreia, intitulado Frank – em referência a Frank Sinatra. O trabalho foi conquistando sucesso ao longo do tempo, à medida que a popularidade da britânica também aumentava.
Winehouse teve uma vida pessoal conturbada, envolvendo-se com drogas e bebibas alcoólicas de forma excessiva e enfrentando o término de um relacionamento amoroso.
Mesmo tendo que lidar com esses problemas, o auge da carreira da britânica estava cada vez mais próximo. Em 2008, ela divulgou seu segundo disco, Back To Black, que imediatamente estourou com o single “Rehab”.
Back To Black misturou jazz ao soul, R&B e ritmos caribenhos. O material se destacou no mundo inteiro, foi o mais vendido em 2007 e fez de Amy uma das personalidades mais influentes de todos os tempos.
Ela foi a artista britânica mais premiada em apenas uma edição do Grammy, em 2008. Ao longo do tempo, Winehouse também foi chamando a atenção por sua rápida perda de peso e pelas novas notícias sobre o uso de drogas.
A cantora, embora cansada, ainda realizou shows pelo mundo e passou pelo Brasil, em 2011, com sua turnê. Infelizmente, também foi neste ano que Amy foi vista em público pela última vez. No dia 23 de julho de 2011, a britânica foi encontrada morta em sua casa, em Londres, aos 27 anos.
A causa de sua morte teria sido o consumo abusivo de bebida alcoólica depois de um período de abstinência, provocando uma parada respiratória na artista.
Amy Winehouse foi homenageada por diversos fãs e grandes nomes da música. Em 2015, ganhou um documentário que contém registros inéditos de sua vida e carreira: “AMY: The Girl Behind The Name”, recorde de bilheteria no Reino Unido.
SALA DE BATE PAPO