Aniversário Christopher Cross: 71 anos do guitarrista
Confira os maiores sucessos da carreira do artista, destaque na guitarra e no vocal
Publicada em
Christopher Cross completa hoje, 03 de maio, seus 71 anos de idade. O guitarrista que marcou a década de 80 com suas baladas e sua voz aguda já tem mais de 40 anos de carreira. O cantor havia dado seus primeiros passos na música em bandas pequenas, mas quando seguiu sua carreira solo logo chamou toda atenção.
“Chirstopher Cross” seu álbum de estreia lhe rendeu 5 Grammy’s. Melhor novo artista, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano, sendo os dois últimos pelo hit “Saling”. Receber prêmios se tornaria uma constante na carreira do artista.
Cross levou o Oscar de melhor canção pela trilha sonora que compôs para filme “Arthur”, que também foi lançada separadamente. A faixa “Step Away” composta para a série “Tudo em Família” chegou a ser indicada ao Emmy, mas não levou o prêmio para casa.
Durante toda a carreira, Christopher foi convidado para fazer outras trilhas sonoras para produções audiovisuais. O filme “Nothing em Common”, os seriados “General Hospital” e “30 Rock” e até as Olimpíadas de Los Angeles de 1984 contaram com canções de Cross.
Outra constância em sua carreira é a presença do flamingo. Depois que a ave estampou a capa do primeiro disco ele sempre aparece, com mais ou menos protagonismo. Em todo álbum do guitarrista é certo que haverá um flamingo e o estilo romântico do cantor.
Confira a discografia do artista:
- Christopher Cross - 1980
- Another Page - 1983
- Every Turn of the World - 1986
- Back of My Mind - 1988
- Rendezvous - 1992
- Window - 1994
- Walking in Avalon - 1998
- A Christopher Cross Christmas - 2007
- Café Carlyle Sessions - 2008
- Doctor Faith - 2011
- Secret Ladder - 2014
- Take Me As I Am - 2018
- The Complete Works – 2020
Com a carreira recheada de diversos discos, shows e participações. Nos anos 2 mil Cross arriscou e lançou um álbum natalino, “A Christopher Cross Christmas”, e deu uma nova roupagem a suas faixas com o acústico “Café Carlyle Sessions”.
Além de músico, o guitarrista empreendeu no mundo da música. Em 2007, o artista fundou sua própria gravadora e, através dela, que vem lançando seus trabalhos desde então.
Seu último lançamento foi a coletânea “The Complete Works” que contava com todos os álbuns em CD, além dos singles e faixas bônus e, para os faz de vinil um disco rosa com uma música de cada disco escolhida especialmente por Christopher. O álbum foi lançado em 2020 para comemorar os 40 anos de carreira, mas a turnê teve que ser adiada por conta da pandemia.
Com 40 anos de carreira Christopher Cross marcou a música, mas não pretende parar tão cedo.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO