Aniversário de Christian Dior: confira sua história e legado
Saiba mais sobre a icônica grife de luxo, seu estilista e suas musas ao longo das décadas
Publicada em
Hoje seria o aniversário do aclamado Christian Dior, um dos mais famosos estilistas e perfumistas franceses e fundador da icônica Dior, grife de luxo conhecida desde a década de 1940 por suas peças inovadoras no universo da moda feminina.
Christian Dior junto de modelos após um desfile em Londres
É improvável que você nunca tenha admirado uma peça da etiqueta, responsável por vestidos inesquecíveis desfilados em tapetes vermelhos ou pela eterna Grace Kelly - grande atriz de Hollywood nos anos 1950 e Princesa de Mônaco - , dona da extensa coleção de mais de 85 roupas assinadas pela Dior.
Grace Kelly vestindo o vestido Caracas, da Dior (da esquerda para a direita: Alfred Hitchcock, Grace Kelly e James Stewart)
Por ter marcado a história da moda, a Antena 1 decidiu homenagear Christian Dior, cujas criações influenciam estilistas até os dias de hoje.
Christian Dior e a fundação da Dior
Nascido no norte da França, Christian Dior sempre teve muito apreço pelas artes, considerando tornar-se um artista plástico, arquiteto e até mesmo abrindo uma galeria de arte - onde expôs obras de artistas renomados, como Picasso.
Com seu notável talento para o desenho de croquis, Dior tornou-se conhecido por seus traços precisos e detalhados e visão inovadora da moda feminina nos tempos da 2ª Guerra Mundial.
Assim, em 1946 - após trabalhar para outros estilistas, vender inúmeros desenhos e ser convidado a criar para outras etiquetas - abriu sua própria maison no número 30 da Avenida Montaigne, em Paris: Dior.
Com ajuda financeira do famoso empresário francês, Marcel Boussac, a marca iniciou sua jornada na história com capital inicial de 6 milhões de francos e 80 trabalhadores. Cerca de 7 anos depois, a grife já ocupava 5 imóveis, possuía 28 ateliês e tinha mais de mil empregados.
Mas o que havia de tão especial no talento de Dior? Ele deu à França o “New Look” (Novo Look em português)!
Em janeiro de 1947, a jovem casa lançou sua primeira coleção, dona das revolucionárias saias na altura meia-panturrilha. Originalmente, a linha foi nomeada de “Corolle”, mas ficou eternizada como “New Look” após Carmel Snow, editora chefe da Harper 's Bazaar na época, exclamar "It 's such a new look!" ( “É um look tão novo”, em português) , após vê-la.
Introduzindo um ar de glamour e jovialidade à alta-costura francesa, a primeira coleção de Dior maravilhou a todos com o design de cintura ajustada seguida por uma saia cheia e mais curta do que o usual no final da década de 1940.
As peças, que enfatizavam o busto e os quadris, influenciaram diversos outros estilistas e recolocaram Paris no pódio como “Capital da Moda”. Deste momento em diante, Dior nunca mais seria esquecido como o grande estilista e fundador da marca que até os dias de hoje é sinônimo de luxo e elegância.
Dior após Christian Dior
A morte de Christian Dior, em 1957, colocou em risco a continuidade da grife, que, para garantir sua sobrevivência, nomeou o então jovem de 21 anos, Yves Saint-Laurent, ao cargo de Diretor Artístico - o estilista já trabalhava sob a etiqueta desde 1955, após ter sido escolhido para atuar como Assistente pelo próprio fundador.
Yves Saint Laurent para a Dior
Após a saída do estilista francês, o designer Marc Bohan ocupou seu lugar no fim da década de 1960, restabelecendo o conservadorismo que Laurent havia retirado das coleções e, segundo a mídia, salvando a Dior.
Marc Bohan para a Dior
Algumas musas de Dior
- Eva Perón, primeira-dama da Argentina, foi uma das grandes musas de Dior. "Na casa dele [Christian Dior], em Paris, tinha um manequim com as medidas exatas de Eva. Dessa forma, trabalhavam e enviavam a roupa à Argentina", declarou Marcela Gené, curadora do museu em homenagem à Evita, em Buenos Aires.
Eva Perón vestindo Dior no Teatro Colón, em 1949
- Em 1950, a atriz e cantora alemã, Marlene Dietrich, estrelou em “Pavor nos Bastidores”, filme de Hitchcock. A artista, apaixonada pelas peças de Dior, insistiu para que ele fosse seu designer exclusivo para o longa.
- Dior vestiu a Princesa Margaret, do Reino Unido, para a celebração de seu aniversário de 21 anos, em 1951.
O design leve e luxuoso do vestido surpreendeu a todos, e sua beleza pode ser admirada até os dias de hoje na exposição Christian Dior: Designer of Dreams:
- Grace Kelly, Princesa de Mônaco, é uma das principais personalidades a vestir Dior. Com mais de 85 vestidos da grife, a coleção da atriz de Hollywood tornou-se uma exibição da marca - segundo a curadora, um terço do arquivo de looks da monarca era assinado pela etiqueta.
Grace Kelly usando Dior em seu baile de noivado com o Príncipe Rainier III
A devoção da Princesa à marca evidencia não apenas seu gosto pessoal, como a proximidade entre Kelly e Marc Bohan, terceiro diretor criativo da Dior.
Grace Kelly e Marc Bohan
Até sua morte, em 1982, a atriz foi extremamente fiel à etiqueta, sendo fotografada inúmeras vezes usando suas peças.
Grace Kelly vestindo Dior
Veja também
SALA DE BATE PAPO