ANM pede monitoramento diário de barragens em 4 Estados por chuvas nos próximos dias
Publicada em
Atualizada em
Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional de Mineração (ANM) afirmou que mineradoras que tenham barragens em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás devem monitorar diariamente as condições das estruturas até segunda-feira, devido a previsão de chuvas intensas, informou a autarquia em nota à imprensa.
As companhias também deverão manter atenção especial às tomadas d’água dos vertedouros, para garantir a capacidade de escoamento de acordo com o projeto, destacou a ANM.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), segundo a agência, apontam chuvas intensas com acumulações elevadas de precipitação nos dias 23, 24 e 25 de janeiro.
'As chuvas devem superar 10 milímetros por dia e podem atingir com maior intensidade a região centro norte de Goiás, regiões litorâneas do Espírito Santo, região centro-sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro', destacou a ANM.
'Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado', disse na nota o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO