Anúncios que evoquem nostalgia são eficazes contra o tabagismo
Especialistas comprovam que campanhas antitabagismo que fazem uso da nostalgia são mais eficazes do que as que fazem uso do medo.
Publicada em
Um novo estudo sugere que ativar lembranças nostálgicas pode ajudar a largar o vício do cigarro. Segundo a pesquisa, realizada pela Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, evocar boas memórias é uma estratégia eficiente para fazer com que fumantes desistam do hábito.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores realizaram um experimento com fumantes de 18 a 39 anos. Para metade dos voluntários, foi apresentado um anúncio com mensagens nostálgicas, para a outra metade, foi apresentado um anúncio que evocasse o medo do cigarro e seus efeitos nocivos para a saúde.
Em comparação com os fumantes que visualizaram o vídeo não nostálgico, aqueles que passaram pela experiência nostálgica relataram sentir mais emoções negativas em relação ao tabagismo e maior intenção de largar o hábito.
Segundo especialistas, quando um anúncio faz uso da nostalgia, ele aumenta o engajamento dos telespectadores, despertando imagens de suas próprias lembranças que podem afetar atitudes e comportamentos.
No entanto, a maioria das campanhas atuais contra o cigarro costumam concentrar implicações do vício para a saúde e, em geral, provocam sentimentos de medo, desgosto e culpa. De acordo com o estudo, esse tipo de anúncio não é eficaz, pois faz com que os fumantes se sintam mal sobre si mesmos e sobre a pessoa que está tentando assustá-los.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO