Anvisa suspende venda e uso de lotes do paracetamol e amoxicilina
Os medicamentos serão retirados do mercado
Publicada em
Anvisa suspende comercialização e uso de lotes de paracetamol e amoxicilina em todo o território nacional. Remédios são usados para tratar sintomas da gripe e infecções. A informação foi publicada, hoje, no Diário Oficial da União.
O medicamento genérico "Paracetamol solução oral 200mg/mL", lote 0130/16, com validade em março de 2018, está suspenso. O fabricante é Hipolabor Farmacêutica.
O Amoxil BD, da empresa Glaxosmithkline, nas concentrações 200 mg/5 ml e 400 mg/5 ml, também, teve sua venda suspensa.
O paracetamol, indicado como analgésico, é utilizado para tratamento de sintomas de gripe, como a febre, e para reduzir a dor de cabeça.
A amoxicilina, por sua vez, é um antibiótico muito usado no tratamento de infecções bacterianas, geralmente, recomendado para tratar inflamações nas vias respiratórias.
Segundo a Hipolabor, o lote do Paracetamol já foi recolhido e não está disponível no mercado. O motivo do recolhimento foi uma alteração no aspecto do medicamento.
De acordo com a Anvisa, esse lote do Paracetamol apresentou material sólido, no ensaio de análise de aspecto, por isso obteve resultado insatisfatório.
A Hipolabor afirmou, também, que tomará as medidas necessárias para investigar se a mudança no aspecto dos remédios foram ocasionados por armazenamento em condições inadequadas.
Já o Amoxil foi recolhido de modo voluntário pela empresa Glaxosmithkline Brasil, que comunicou a ação à Anvisa
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO