Aparelho visa recolher o lixo do Oceano Pacífico
Dispositivo é uma alternativa em meio a tantos danos ambientais
Publicada em
De acordo com um jornal argentino de grande circulação, um grupo de engenheiros da fundação 'The Ocean Cleanup' começou um processo, visando limpar o Oceano Pacífico por meio de um dispositivo de coleta, que promete reunir o lixo plástico entre a Califórnia e o Havaí.
A enorme rede flutuante tem 600 metros. O equipamento foi rebocado neste mês até a baía de San Francisco, enquanto são realizados alguns testes. Se todos os experimentos forem concluídos, provavelmente, na metade de outubro a gigante será enviada a um ponto a mais de 2.200 km da costa, até a ilha de lixo do Pacífico, que tem o dobro do tamanho do Texas.
A tecnologia é uma barreira em forma de U, que mede entre 1 e 2 km, e atua como se fosse um litoral artificial, podendo recolher parte das inúmeras peças de plástico que há no local.
A ideia
Com câmeras, sensores, antenas, satélites e luzes de energia solar, o sistema de limpeza irá se mover lentamente pela zona contaminada até recolher a quantidade certa de lixo. Depois, enviará a localização para um navio de apoio, que irá tirar o plástico coletado com certa frequência e o transportará para a terra firme, onde será reciclado.
Segundo o criador do recurso, o objetivo é tirar 50% do lixo da Ilha do Oceano Pacífico em cinco anos.
SALA DE BATE PAPO