Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Apoio de militares a Maduro é mais um componente interno da Venezuela, diz Santos Cruz

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Apoio de militares a Maduro é mais um componente interno da Venezuela, diz Santos Cruz"
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Secretaria de Governo, general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, afirmou nesta sexta-feira que o apoio dos militares ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é mais um componente no 'problema interno' daquele país.

A avaliação ocorre no momento em que cresce a pressão para a saída do chefe do Executivo venezuelano -- o Brasil, os Estados Unidos e outras nações já reconhecem o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino do país.

'Agora você vê que tem uma parte da população muito grande também com expectativa (de mudança), então são as forças do país. Tudo isso faz parte do conjunto. A gente espera que quem vença é o povo venezuelano e não um governo que está tentando se impor pela força', disse.

Para o ministro, o papel do Brasil está 'bem claro' em relação à Venezuela. Ele destacou que o país desaprova um governo Maduro por não considerá-lo democrático.

'Existem várias resoluções internacionais de que a própria eleição não seguiu as normas mínimas da democracia e a consequência imediata para o Brasil são os venezuelanos que vieram para dentro do Brasil que o Brasil tem que dar todo o apoio necessário a essas pessoas', afirmou, referindo-se à onda de imigrantes venezuelanos no Brasil, principalmente em Roraima.

Ao ser questionado se seria o caso de o Brasil atuar por uma solução intermediária diante do fato de que não haverá um apoio a uma intervenção militar, o ministro afirmou que o povo da Venezuela está reagindo e que há um processo de 'resolução do problema'.

Ele disse que é preciso deixar as forças do país terem a sua própria reação.

Para Santos Cruz, a situação atual da Venezuela é resultado do desespero de um povo contra um governo que não responde a 'nenhum anseio da população

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. apoio de militares a maduro e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.