Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após aliado prometer derrubá-lo, premiê do Canadá parece prestes a perder o poder

Placeholder - loading - Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau 16/12/2024 REUTERS/Patrick Doyle
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau 16/12/2024 REUTERS/Patrick Doyle
Ver comentários

Publicada em  

Por David Ljunggren

OTTAWA (Reuters) - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, parecia nesta sexta-feira estar próximo de perder o cargo no começo do próximo ano, depois que um importante aliado afirmou que vai tentar derrubar o governo de minoria e buscar uma nova eleição.

O líder do Novo Partido Democrático, Jagmeet Singh, que tem ajudado a manter Trudeau no cargo, afirmou que apresentará uma moção formal de desconfiança, depois que a Câmara dos Comuns eleita voltar do recesso, no dia 27 de janeiro.

Se todos os partidos de oposição apoiarem a moção, Trudeau deixará o cargo após mais de nove anos como primeiro-ministro, e uma nova eleição será realizada.

Uma série de pesquisas mostram que, nos últimos 18 meses, o Partido Liberal, do premiê, tem sofrido perda de apoio e uma crescente oposição devido aos altos preços e a uma crise imobiliária. A legenda seria derrotada pelos conservadores, de centro-direita.

O Novo Partido Democrático, que assim como os liberais quer atrair o apoio dos eleitores de centro-esquerda, reclama que Trudeau é muito dependente das grandes empresas.

“Não importa quem está liderando o Partido Liberal, o tempo deste governo acabou. Vamos seguir com uma clara moção de não-confiança na próxima sessão da Câmara dos Comuns”, disse Singh.

O líder do Bloco Quebecois, um grande partido de oposição, prometeu apoiar a moção e que não há cenário possível para a sobrevivência política de Trudeau. Os conservadores estão pedindo há meses uma eleição.

Poucos minutos depois de Singh ter escrito a carta, um sorridente Trudeau — que sofre cada vez mais pressão por uma renúncia após a saída de sua ministra das Finanças, nesta semana — presidiu sobre um gabinete reformado.

O gabinete do premiê não estava imediatamente disponível para comentar sobre o tema.

Os votos do Orçamento e de outros gastos são considerados medidas de confiança. Além disso, o governo precisa alocar alguns dias a cada sessão para que legendas de oposição possam trazer moções de quaisquer naturezas, inclusive as de desconfiança.

Antes do anúncio de Singh, uma fonte próxima a Trudeau disse que o premiê vai usar o recesso do Natal para ponderar sobre seu futuro, mas que ele não deve fazer qualquer anúncio até janeiro.

Líderes do Partido Liberal são eleitos por convenções especiais, que levam meses para serem organizadas. A promessa de Singh de agir rapidamente significa que, mesmo que Trudeau renunciasse agora, a legenda não conseguiria encontrar um novo líder a tempo para a próxima eleição, e teria de concorrer com um líder interino, o que nunca aconteceu antes.

Até agora, cerca de 20 parlamentares liberais pedem abertamente a renúncia de Trudeau, mas seu gabinete permanece leal.

A crise ocorre em momento crítico, com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometendo impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações do Canadá, o que prejudicaria gravemente a economia do país.

(Reportagem de David Ljunggren)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

16 H
  1. Home
  2. noticias
  3. apos aliado prometer derruba …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.