Após mudança, novo dia de Natal na Ucrânia une família católico-ortodoxa
Publicada em
Por Margaryta Chornokondratenko e Yurii Kovalenko
Kiev (Reuters) - O casal ucraniano Lesia Shestakova, católica, e Oleksandr Shestakov, um fiel ortodoxo, irão celebrar juntos o Natal pela primeira vez no dia 25 de dezembro.
A Ucrânia, assim como a Rússia, celebrava oficialmente o Natal Ortodoxo em 7 de janeiro, de acordo com o calendário juliano, até que Kiev aprovou uma lei no início deste ano mudando a data para 25 de dezembro, se alinhando a outros países da Europa Ocidental.
A troca de data faz parte de uma mudança cultural que está apagando vestígios da influência russa no país, à medida em que a Ucrânia combate a invasão iniciada há quase dois anos por Moscou.
Lesia, Oleksandr e dois dos seus filhos costumavam celebrar o Natal duas vezes: primeiro com os pais de Lesia em dezembro, e depois com os pais de Oleksandr em janeiro.
'Há finalmente um dia na Ucrânia que meu marido e eu podemos passar juntos na catedral e agradecer a Deus por estarmos juntos, vivos e com boa saúde', disse Lesia à Reuters neste domingo, enquanto os dois participavam da missa matinal na catedral católica de Santo Alexandre, em Kiev.
Lesia e Oleksandr concordam que distanciar o país das tradições religiosas e culturais russas ajudará a fortalecer ainda mais a Ucrânia.
'Tudo o que está relacionado com a União Soviética – foice e martelo, estrelas, ídolos e monumentos a pessoas como Lenin (ex-líder soviético) – está sendo destruído. E agora, no dia 25 de dezembro, o renascimento do país começará, com novos feriados', disse Oleksandr.
A ofensiva de Moscou em fevereiro de 2022 levou muitos ucranianos a rejeitar a língua e a cultura russas e outros laços históricos com o país que já governou Kiev.
Lesia já praticou o preparo dos alimentos que estarão no centro da mesa na manhã de Natal, incluindo as receitas tradicionais da avó.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO