Apple levanta preocupações com 1º aplicativo pornográfico no iPhone sob regras da UE
Publicada em
Por Stephen Nellis
(Reuters) - A Apple criticou na segunda-feira um aplicativo de pornografia recentemente disponível em iPhones na União Europeia, dizendo que a política digital do bloco estava minando a confiança do consumidor na Apple.
Desde que abriu a App Store para iPhones em 2008, a Apple controla quais aplicativos podem ser baixados para os aparelhos, com o então presidente-executivo Steve Jobs dizendo em 2010 que deixar a pornografia fora do iPhone era 'responsabilidade moral' da Apple e uma das principais motivações da empresa para atuar como guardiã.
Na UE, o status de guardiã da Apple mudou com a adoção, em 2022, do Digital Markets Act (DMA), que exige que a Apple permita lojas de aplicativos alternativas. Uma dessas lojas, chamada AltStore, começou a distribuir um aplicativo chamado Hot Tub, que se descreve como 'uma forma privada, segura e elegante de navegar por conteúdo adulto'.
Em um comunicado, a Apple disse que está 'profundamente preocupada com os riscos de segurança que aplicativos pornográficos hardcore desse tipo criam para usuários da UE, especialmente crianças. Esse aplicativo e outros semelhantes minarão a confiança do consumidor e a confiança em nosso ecossistema'.
A AltStore afirmou que recebeu apoio da Epic Games, criadora do videogame 'Fortnite', que moveu uma queixa antitruste contra a Apple. A AltStore disse que usou esse financiamento para pagar taxas que a Apple cobra de lojas de aplicativos alternativas que estão sob investigação da UE, de acordo com relatos da mídia.
Como parte de seu processo de loja de aplicativos alternativa, a Apple ainda exige que os aplicativos passem por uma revisão básica chamada 'notarização', que verifica ameaças à segurança cibernética, como malware, mas não envolve a aprovação do conteúdo do aplicativo.
A AltStore afirmou que o Hot Tub foi autenticado pela Apple e, em uma publicação no X, descreveu essa medida como sendo 'o primeiro aplicativo pornô aprovado pela Apple', o que provocou a ira da Apple.
'Ao contrário das falsas declarações feitas pelo desenvolvedor do marketplace, nós certamente não aprovamos esse aplicativo e nunca o ofereceríamos em nossa App Store', disse a Apple em um comunicado. 'A verdade é que somos obrigados pela Comissão Europeia a permitir que ele seja distribuído.'
A AltStore disse que os comentários no X se referiam à decisão de notarização da Apple, e a Hot Tub direcionou as perguntas da imprensa para a AltStore.
(Reportagem de Stephen Nellis em San Francisco)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO