Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Apple libera uso de pagamentos 'tap-and-go' a rivais, diz regulador da UE

Placeholder - loading - Ilustração mostra bandeira da UE e logo do Apple Pay 10/05/2023 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração mostra bandeira da UE e logo do Apple Pay 10/05/2023 REUTERS/Dado Ruvic
Ver comentários

Publicada em  

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - A Apple abrirá seu sistema de pagamentos móvel 'tap-and-go' para rivais, disse o regulador antitruste da União Europeia nesta quinta-feira, enquanto a chefe do órgão, Margrethe Vestager, afirmou que a companhia ainda não mudou suas práticas de negócios para cumprir o marco regulatório de tecnologia do bloco.

A empresa enfrenta três investigações sob a Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês), que exige que as Big Tech garantam condições de concorrência equitativas para os rivais e deem mais opções aos usuários.

Vestager disse no mês passado que as regras da App Store violavam a DMA e também iniciou uma investigação sobre novos termos contratuais para desenvolvedores de aplicativos e lojas de aplicativos rivais.

Ela disse que não viu nenhuma ação da Apple para cumprir a DMA desde então.

“O que posso dizer até agora é que não vimos uma mudança de comportamento por parte da Apple no que diz respeito às nossas conclusões preliminares”, disse Vestager em conferência de imprensa.

“Eu esperava que sim, porque penso que será benéfico para os consumidores e clientes e, claro, respeitoso para o parlamentar, discutir em profundidade o que seria esperado dos 'gatekeepers'”, disse ela.

Separadamente, Vestager disse nesta quinta-feira que aceitou a oferta da Apple de abrir seu sistema de pagamentos móveis 'tap-and-go' aos rivais para encerrar uma investigação de quatro anos que poderia ter resultado em uma multa pesada.

A Comissão Europeia, que atua como autoridade antitruste da UE, disse que a oferta da Apple seria válida por 10 anos. Mais de 3.000 bancos e emissores na Europa oferecem o Apple Pay.

“De agora em diante, a Apple não poderá mais usar seu controle sobre o ecossistema do iPhone para manter outras carteiras móveis fora do mercado”, disse Vestager.

A tecnologia tap-and-go da Apple, chamada comunicação de campo próximo, ou NFC, permite pagamentos sem contato com carteiras móveis. Agora, a empresa permitirá que os desenvolvedores acessem seu NFC para pré-criar aplicativos de pagamento para provedores de carteira móvel rivais.

O aplicativo norueguês de pagamento móvel Vipps MobilePay, que reclamou do Apple Pay, saudou as concessões da empresa, dizendo que lhe dá a oportunidade de competir em igualdade de condições com a Apple e outros fornecedores.

A Apple foi multada em março de 1,84 bilhão de euros, sua primeira penalidade antitruste da UE, por impedir a concorrência do Spotify e outros rivais de streaming de música por meio de restrições em sua App Store.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. apple libera uso de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.