Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ar condicionado em temperaturas muito baixas prejudica as mulheres

Saiba mais dicas sobre a utilização do aparelho.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Ar condicionado em temperaturas muito baixas prejudica as mulheres"
Ver comentários

Publicada em  

De acordo com especialistas, o corpo feminino precisa de uma temperatura cerca de três graus mais elevada do que a do homem. “Em ambientes frios, as mulheres apresentam maior vasoconstrição, ou seja, as veias se estreitam para reduzir o fluxo de sangue e evitar a perda de calor. Então, elas tendem a ter mãos e pés mais frios. Portanto, para ter o mesmo nível de conforto, precisam de um ambiente ligeiramente mais quente”, explicou Clare Eglin, do Departamento de Fisiologia da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, à BBC.

E um estudo publicado na revista Nature Climate Change mostrou que as condições do ar condicionado usado em ambientes de trabalho atendem especialmente às necessidades masculinas – principalmente daqueles com 40 anos e média de 70 quilos.

A batalha pela temperatura do ar condicionado é bastante comum, mas foi endossada pela atriz Cynthia Nixon, conhecida por atuar na série Sex and the City. Ela, que concorre ao governo do estado de Nova York, sugeriu, durante um debate no canal americano CBS, que a temperatura dos aparelhos fosse mantida em 24,4° C para garantir o conforto também das mulheres.

E isso faz sentido, de acordo com Clare. No corpo humano existem vários receptores que respondem ao calor e ao frio – os mais sensíveis sendo localizados na pele. Internamente, homens e mulheres apresentam temperaturas semelhantes, mas quando a questão é epitelial, as diferenças são maiores, por isso elas se sentem menos confortáveis em ambientes mais frios.

Além disso, fatores como hormônios e gordura corporal também afetam a sensação de frio para mulheres. Clare ainda explica que por serem geralmente maiores, os homens têm mais massa muscular e, portanto, produzem mais calor.

E a baixa temperatura dos escritórios pode não só afetar o conforto das mulheres, mas também o desempenho no trabalho. De acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Health Science & Engineering, quando os funcionários estão incomodados ou insatisfeitos com a temperatura, a produtividade pode cair até 38 por cento.

Isabel Urrutia, coordenadora ambiental da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (Separ), explicou em entrevista ao El País que as baixas temperaturas provocam irritação e dor de garganta, aumento na produção de muco nasal, tosse e catarro.

Por isso, especialistas ressaltam que a temperatura em ambientes internos deve ficar nos 21°C.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. ar condicionado em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.