Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arábia Saudita bate Itália e Coreia do Sul na disputa para sediar feira mundial de 2030

Placeholder - loading - Grande outdoor anunciando Riad, Arábia Saudita, como candidata à Expo Mundial 2030, é visto em Paris 25/11/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Grande outdoor anunciando Riad, Arábia Saudita, como candidata à Expo Mundial 2030, é visto em Paris 25/11/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Ver comentários

Publicada em  

Por Elizabeth Pineau

PARIS (Reuters) - Riad, na Arábia Saudita, conquistou o direito de sediar a feira mundial Expo 2030, após uma votação nesta terça-feira, em outra vitória diplomática para um país do Golfo após a Copa do Mundo de futebol do Catar no ano passado.

Busan, na Coreia do Sul, e Roma, na Itália, também estavam na disputa para sediar a feira mundial, um evento quinquenal que atrai milhões de visitantes e bilhões de dólares em investimentos.

Riad obteve 119 votos, Busan 29 e Roma 17, de acordo com o votação de 182 membros do Bureau International des Expositions (BIE), com sede em Paris. A Arábia Saudita precisava obter dois terços dos votos para vencer na primeira rodada.

Riad havia recrutado o astro do futebol Cristiano Ronaldo, que joga no clube saudita Al-Nassr, para convencer os membros em um vídeo projetado antes da votação. A capital saudita se propôs a sediar o evento entre outubro de 2030 e março de 2031.

A vitória é a cereja do bolo para o ambicioso programa Vision 2030 do governante de facto do país, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que tem como objetivo livrar o país de sua dependência do petróleo.

Os críticos dizem que o príncipe Mohammed quer usar o evento para melhorar a imagem de seu país após o assassinato do proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018, que os líderes ocidentais acreditam ter sido ordenado pelo príncipe herdeiro.

Escrito por Reuters

  1. Home
  2. noticias
  3. arabia saudita bate italia e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.