Arábia Saudita bate Itália e Coreia do Sul na disputa para sediar feira mundial de 2030
Publicada em
Por Elizabeth Pineau
PARIS (Reuters) - Riad, na Arábia Saudita, conquistou o direito de sediar a feira mundial Expo 2030, após uma votação nesta terça-feira, em outra vitória diplomática para um país do Golfo após a Copa do Mundo de futebol do Catar no ano passado.
Busan, na Coreia do Sul, e Roma, na Itália, também estavam na disputa para sediar a feira mundial, um evento quinquenal que atrai milhões de visitantes e bilhões de dólares em investimentos.
Riad obteve 119 votos, Busan 29 e Roma 17, de acordo com o votação de 182 membros do Bureau International des Expositions (BIE), com sede em Paris. A Arábia Saudita precisava obter dois terços dos votos para vencer na primeira rodada.
Riad havia recrutado o astro do futebol Cristiano Ronaldo, que joga no clube saudita Al-Nassr, para convencer os membros em um vídeo projetado antes da votação. A capital saudita se propôs a sediar o evento entre outubro de 2030 e março de 2031.
A vitória é a cereja do bolo para o ambicioso programa Vision 2030 do governante de facto do país, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que tem como objetivo livrar o país de sua dependência do petróleo.
Os críticos dizem que o príncipe Mohammed quer usar o evento para melhorar a imagem de seu país após o assassinato do proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018, que os líderes ocidentais acreditam ter sido ordenado pelo príncipe herdeiro.
Escrito por Reuters