Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Armênia deixará bloco de segurança liderado pela Rússia, diz primeiro-ministro

Placeholder - loading - O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, em reunião do Conselho Econômico Supremo da Eurásia na cúpula da União Econômica da Eurásia (EAEU) em Moscou, Rússia 08/05/2024 REUTERS/Evgenia Novozhenin
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, em reunião do Conselho Econômico Supremo da Eurásia na cúpula da União Econômica da Eurásia (EAEU) em Moscou, Rússia 08/05/2024 REUTERS/Evgenia Novozhenin

Publicada em  

Por Andrew Osborn

(Reuters) - A Armênia deixará um bloco de segurança liderado pela Rússia, confirmou de maneira inédita o primeiro-ministro Nikol Pashinyan nesta quarta-feira, acusando membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva de terem planejado com o Azerbaijão uma guerra contra o seu país.

Pashinyan, que tem tentado cultivar relações mais próximas com os Estados Unidos e a União Europeia, disse em março que a Armênia, tradicionalmente uma aliada próxima da Rússia, deixaria a OTSC, a menos que o bloco de segurança detalhasse seu compromisso de manter a segurança do país de maneira satisfatória.

Os comentários de Pashinyan a parlamentares -- publicados pela agência de notícias Armenpress -- sugerem que para ele esse compromisso não está claro e sinaliza a decisão de sair da OTSC.

'Nós vamos sair. Vamos decidir quando sair… Não se preocupem, não vamos voltar atrás', afirmou Pashinyan, um ex-jornalista que chegou ao poder em 2018 empurrado por protestos que varreram políticos favoráveis à Rússia.

Sediada em Moscou, a OTSC também inclui Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Belarus. A organização disse que aguarda Yerevan esclarecer sua posição.

Pashinyan enfrenta pressão de manifestantes insatisfeitos com o que consideram concessões inaceitáveis de territórios para tentar fechar um acordo de paz com o Azerbaijão, que, segundo Pashinyan, está próximo de ser finalizado, embora ainda haja um ponto remanescente de atrito.

(Reportagem de Andrew Osborn)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. armenia deixara bloco de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.