Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arqueólogos dinamarqueses desenterram 50 esqueletos de vikings

Placeholder - loading - Arqueólogos escavam esqueletos em uma cova no cemitério da Era Viking, na vila de Aasum, na Dinamarca 25/09/2024 REUTERS/Tom Little
Arqueólogos escavam esqueletos em uma cova no cemitério da Era Viking, na vila de Aasum, na Dinamarca 25/09/2024 REUTERS/Tom Little
Ver comentários

Publicada em  

Por Isabelle Yr Carlsson

COPENHAGEN (Reuters) - A escavação de um grande cemitério da era viking na Dinamarca desenterrou 50 esqueletos muito bem preservados e que os arqueólogos esperam que ajudem a trazer informações sobre as vidas do povo nórdico conhecido por suas conquistas marítimas na Idade Média.

Descobertos perto da terceira maior cidade da Dinamarca, Odense, os esqueletos estavam intactos por causa dos altos níveis de água e condições favoráveis do solo que impediram sua decomposição, disse Michael Borre Lundoe, líder da escavação do Museu Odense.

'Normalmente, quando escavamos sepulturas vikings, teríamos sorte se houvesse dois dentes deixados na sepultura, além dos bens encontrados na cova. Mas aqui temos os esqueletos totalmente preservados', disse Lundoe.

'Os esqueletos são incríveis. Estão tão bem preservados. Há cinco dedos nas mãos e cinco nos pés. E isso abre novas possibilidades para descobertas', acrescentou.

Artefatos raros como facas, pérolas de vidro e broches datados dos anos 850 a 970 também foram encontrados na escavação, iniciada há seis meses.

Lundoe afirmou que os itens encontrados nas sepulturas indicam que a maioria das pessoas fazia parte de uma pequena comunidade de fazendeiros, embora uma mulher de status mais alto tenha sido enterrada com uma faca de prata e um pedaço de vidro, algo raro na Era Viking.

Arqueólogos coletaram amostras de solo em busca de pólen para determinar em qual estação a pessoa foi enterrada e quais tecidos ela usava.

Um raio-x do solo do local revelou um broche oval, uma joia da Era Viking associada a vestimentas femininas, coberta com madeira e restos humanos.

A maior parte dos esqueletos foi removida dos túmulos e embalada em caixas de papelão no museu, para secar antes do exame e limpeza final.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. arqueologos dinamarqueses …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.