Artista da Semana: Norah Jones é destaque na programação
Conheça a trajetória por trás da voz de hits como “Carry On” e “Don’t Know Why”
Publicada em
Norah Jones é nome artístico de Geetali Norah Jones Shankar, uma nova iorquina nascida em 30 de março de 1979. A cantora despontou no cenário musical com seu estilo pop mesclado com jazz no começo dos anos 2000.
Norah Jones é fruto do casamento entre uma produtora de shows e um músico. A cantora tem descendência indiana por parte de pai, contudo alterou seu nome de registro apenas para manter a parte norte americana.
Sua veia artística começou a aflorar muito cedo. Quando criança, Jones começou a cantar na igreja e também teve aulas de piano e canto. Ela passou a infância e adolescência no Texas com a mãe, apesar de ter nascido em Nova York.
Norah foi aluna da University of North Texas, onde se formou em jazz piano e também cantou com os UNT Jazz Singers, uma banda famosa dentro do campus.
Com o fim de sua formação, em 1999, Norah Jones voltou a Nova Iorque visando investir em sua carreira musical.
Com a virada do século, a artista conseguiu uma gravadora disposta a investir em sua carreira. A gravadora em questão foi a Blue Note Records, que deu a Norah a chance de lançar suas primeiras canções profissionalmente.
Com contrato já assinado, em setembro de 2000, ela começou o processo de gravação no estúdio. O álbum só foi finalizado em dezembro de 2001 e, finalmente, em fevereiro de 2002, a cantora lançou “Come Away with Me”.
Em 2003, no 45º Grammy Awards, a artista foi surpreendida com oito indicações e ganhou cinco delas: Melhor Novo Artista, Álbum do Ano, Melhor Álbum Vocal Pop, Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina.
Após a premiação, Jones empatou com Lauryn Hill e Alicia Keys na quantidade de prêmios Grammy recebidos por uma artista feminina em uma noite. O impacto causado na indústria foi muito forte, afinal Jones era uma artista em ascensão, que alcançou o mesmo patamar que grandes artistas já consolidadas.
Depois da grandiosidade que “Come Away with Me” atingiu, os olhos do público estavam todos voltados para Jones e como ela poderia se superar.
A resposta para essas questões do público chegou em fevereiro de 2004, com o álbum “Feels Like Home”. O disco seguiu a linha do primeiro e também saiu sob selo da Blue Note Records.
“Feels like Home” vendeu mais de um milhão de cópias em sua primeira semana de lançamento nos Estados Unidos e passou suas primeiras seis semanas de lançamento no topo da Billboard 200. Foi o segundo álbum mais vendido de 2004 nos Estados Unidos e consagrou-se como a nona maior venda na primeira semana para uma artista feminina da história.
Com a chegada do Grammy Awards muito se especulava se a cantora iria ser grande destaque como foi com seu último álbum, mas não foi o caso. No 47º Grammy Awards, “Feels like Home” foi indicado para Melhor Álbum Pop Vocal, mas não levou. Já o single “Sunrise" ganhou a estatueta de Melhor Performance Vocal Pop Feminina.
A cantora foi ainda nomeada pela grande Revista People como uma das pessoas mais influentes do ano de 2004.
Seu próximo lançamento aconteceu só em 2007 quando a cantora anunciou “Not Too Late”. O projeto estreou em primeiro lugar na Billboard 200, se tornando o terceiro álbum consecutivo de Jones a alcançar tal feito.
Uma curiosidade sobre esse disco é que seu processo de composição foi um pouco diferente dos anteriores porque aconteceu enquanto Jones estava em turnê mundial durante os anos de 2005 e 2006.
A cantora já contou algumas vezes que a faixa "The Sun Doesn't Like You" foi escrita no Brasil, enquanto ela estava fazendo seus primeiros shows no país.
Foi ainda em 2007 que Norah Jones fez sua estreia nos cinemas. Ela foi escalada para o elenco do filme “My Blueberry Nights” ao lado de grandes nomes da indústria, como Natalie Portman e Jude Law.
O longa estreou no Festival de Cinema de Cannes de 2007 como um dos 22 filmes em competição, e Jones ainda escreveu e cantou a música tema do enredo, "The Story".
O quarto álbum de estúdio de Jones, “The Fall” , estreou só em novembro de 2009, vendendo 180.000 cópias na primeira semana. Pela primeira vez desde que Norah começou a carreira, um álbum seu não alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos.
Em compensação, a divulgação comercial foi massiva. A cantora se apresentou em diversos programas de televisão como “Dancing with the Stars”, “Late Show with David Letterman” e “Good Morning America”.
Em outubro de 2013, Norah Jones fechou uma parceria com Billie Joe Armstrong, vocalista da banda Green Day e juntos lançaram o álbum “Foreverly”.
Em 2016, Jones lançou seu sexto álbum de estúdio. “Day Breaks” contou com nove canções originais e três covers e ainda recebeu uma turnê mundial que durou até 2017.
No ano de 2021, Norah lançou dois álbuns inéditos. O primeiro saiu em abril e levou o nome de “Til We Meet Again”. Já o segundo foi lançado em outubro e foi totalmente abraçado pela temática natalina. “I Dream of Christmas” foi o primeiro projeto da carreira de Jones especial para a festa de fim de ano.
Já 2022 foi um ano também movimentado. Norah comemorou os 20 anos de seu tão aclamado álbum de estreia com o lançamento de uma versão estendida. “Come Away With Me: 20th Anniversary Super Deluxe Edition” é uma coleção de 44 faixas, incluindo 22 inéditas.
Ainda nesse ano, a cantora estreou seu próprio podcast chamado “Norah Jones is Playing Along''. A cada episódio, ela se senta com um convidado diferente para colaborações musicais improvisadas.
Veja também: #TBT JOHN LENNON: 42 ANOS DE SAUDADE
LANA DEL REY LANÇA MÚSICA INÉDITA E ANUNCIA ÁLBUM PARA 2023
SALA DE BATE PAPO