Artista da Semana: Ringo Starr é destaque da programação
Relembre de alguns dos momentos mais importantes da carreira do ex-beatle
Publicada em
Richard Starkey Junior, mais conhecido pelo nome artístico Ringo Starr é o Artista Da Semana. Assim, nada mais justo do que relembrar alguns dos eventos mais importantes e especiais da carreira do ex-beatle, desde a sua integração na indústria musical há 65 anos atrás.
Nascido no dia 7 de julho do ano de 1940, na cidade Liverpool, Ringo além de ser músico e compositor, também é ator, mas é claro que todos o conhecem sua fama devido a sua função de baterista em uma das bandas mais amadas e lendárias da história do Rock e da música, os Beatles.
Mas, como se deu o nome Ringo Starr? A começar pelo apelido, o qual o músico era mais conhecido durante sua infância e adolescência: “Little Rich”. Isso porque, como ele tinha o mesmo nome que seu pai, Richard Starkey, mas chamado pelo apelido “Big Richie”, era mais fácil para distinguir os dois. Entretanto foi só na década de 60 que o termo “Ringo” foi usado para se referir a ele, pelo seu parceiro de trabalho na época, Rory Storm.
Em relação a infância e adolescência, Ringo não teve muita sorte, pois chegou a sofrer com doenças de risco de vida e diversas hospitalizações prolongas, o que acabou fazendo com que ele ficasse para trás na escola em que estudava. Com apenas seis anos de idade, desenvolveu apendicite, e após uma apendicectomia - cirurgia- de rotina, acabou contraindo peritonite, causando um coma que durou alguns dias.
Mas isso não o impediu de correr atrás de seus sonhos e de fazer aquilo que ele mais amava: música. Por isso, aos 17 anos de idade, em 1957, ele cofundou sua primeira banda de rock intitulada “Eddie Clayton Skiffle Group”.
Logo, dois anos depois, em novembro do ano de 1959, Starkey se juntou a uma banda chamada “Al Caldwell's Texans”, que mais tarde se chamariam “Rory Storm and The Hurricanes”. E foi nessa mesma época em que ele decidiu adotar o nome artístico Ringo Starr, derivado aos diversos anéis que ele costumava a usar e também porque remetia a uma influência do country e do western. Além disso, como passou a ser conhecido por esse novo nome, seus solos de bateria foram nomeados como “Starr Time”. No início da década de 60, os “Hurricanes” atingiram o ápice da fama, sendo considerados, na época, como uma das principais bandas da cidade de Liverpool.
A cada ano que passava, Starr ficava cada vez mais conhecido na indústria musical, principalmente no Reino Unido, o proporcionando a oportunidade de deixar o seu antigo grupo e se justar aos Beatles, em agosto de 1962, para substituir o, até então, baterista da banda, Pete Best.
Sua primeira apresentação fazendo parte da banda foi dois meses após sua entrada, em outubro do mesmo ano, em uma vila pequena localizada no condado de Merseyside na Inglaterra, chamada Port Sunlight.
A princípio, Ringo não foi muito bem recebido pelos fãs da banda pelo fato de ter “tomado” o lugar de Pete Best, um dos integrantes mais amados na época. Porém, ao longo de apenas alguns meses, no final daquele mesmo ano, ele foi aceito pelo fandom aos poucos. Nas apresentações, seu nome já era ovacionado pelo público, além de receber inúmeras correspondências de fãs, na mesma proporção que os outros membros, garantindo oficialmente a sua posição dentro da banda.
E como todos sabem, os anos seguintes foram um tremendo sucesso para os lendários e icônicos Beatles, fama que persiste até os dias de hoje, tanto para o próprio Ringo como para o restante do grupo. Por exemplo, no ano de 1963, o fenômeno conhecido como “beatlemania” se popularizou no mundo inteiro, utilizado para definir a intensidade que os fãs os idolatravam.
Relembre:
Um dos primeiros momentos mais memoráveis para a carreira do grupo foi em fevereiro de 1964, quando se apresentaram pela primeira vez ao vivo no The Ed Sulivan Show, no Studio 50, na cidade de Nova York. Cerca de 73 milhões de pessoas assistiram ao primeiro show, sendo considerado, na época, uma das maiores audiências de todos os tempos nos Estados Unidos.
Da mesma maneira que os Beatles eram reconhecidos como um grupo, cada um deles tinham seu destaque. Além disso, o próprio ringo foi inspiração de diversas canções escritas, como “Ringo For President!” (1964) pelo artista australiano Rolf Harris, e “I Want to Kiss Ringo Goodbye” (1965), da jornalista de música Penny Valentine.
Confira:
“Ringo For President!”
“I Want to Kiss Ringo Goodbye”
Além disso, haviam os icônicos buttons, como broches, escritos “ I love Ringo” que fizeram muito sucesso, sendo os produtos mais vendidos da banda.
Foi quando, no ano de 1970, após 10 anos de apresentações e músicas lendárias o grupo se desfez deixando milhões de fãs ao redor do mundo inteiro completamente sem chão. Então no mesmo ano, Ringo começou a investir em sua carreira solo, lançando o primeiro álbum no dia 27 de março no mesmo ano, intitulado “Sentimental Journey”. Este, uma viagem intensa repleta de sentimentos no seu repertório musical, composto por músicas antigas inglesas das décadas de 30 e 40.
Em contrapartida, o segundo álbum chamado “Beaucoups Of Blues”, tendo sua estreia também em 1970, seguindo um viés mais divertido. Entretanto, somente o terceiro álbum, lançado em 1973, realmente rendeu ao artista muito sucesso para carreira solo, intitulado “Ringo”. Esse disco, chegou a entrar para a história pelo fato de ter sido o único projeto em que todos os ex-integrantes do grupo estiveram envolvidos desde o fim dos Beatles.
“Sentimental Journey”
“Beaucoups Of Blues”
“Ringo”
Prêmios e Reconhecimentos
Em novembro do ano de 2008, Ringo Starr recebeu o prêmio Diamond Award em nome dos Beatles durante a cerimônia do World Music Awards de 2008, sediada em Mônaco naquele ano. Dois anos depois, em fevereiro de 2010, foi homenageado com a famosa estrela na Calçada da Fama de Hollywood, localizada na 1750 North Vine Street, em frente ao prédio da Capitol Records, próxima as estrelas de John Lennon e Paul McCartney.
Já em 2015, 27 anos após ter sido introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como um membro dos Beatles, Ringo acabou se tornando o último do grupo a ser homenageado por sua carreira solo. Em contrapartida de seus colegas de banda, que foram honrados na categoria "artistas", ele se integrou pela categoria "excelência musical".
Sem contar o fato de que ele recebeu o título, no dia 20 de março de 2018, de Cavaleiro Celibatário, pelos seus serviços prestados à música. Na cerimonia de posse, ele foi premiado no Palácio de Buckingham, por ninguém menos que o príncipe Guilherme, Duque de Cambridge.
Atualmente Ringo Starr, é considerado o baterista mais rico do mundo, acumulando um patrimônio líquido de 350 milhões de dólares.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO