Artista da Semana: Roy Orbison
O músico é dono da balada romântica de sucesso “Oh, Pretty Woman”
Publicada em
Roy Kelton Orbison nasceu em Vernon, no Texas, Estados Unidos, no dia 23 de abril de 1936.
Conhecido também como “The Big O”, ele foi um cantor e compositor bastante influente da música norte-americana – também considerado um dos pioneiros do rock and roll.
Com uma carreira de mais de quatro décadas, Orbison ficou internacionalmente reconhecido por causa de suas baladas românticas, como a inesquecível “Oh, Pretty Woman”.
Em 1956, pela mesma gravadora de Elvis Presley, lançou seu primeiro sucesso: “Ooby Dooby”. Já em 1960, em outra gravadora, estreou o single de destaque “Uptown”.
No mesmo ano, a música “Only The Lonely” foi rejeitada por Elvis Presley e os Everly Brothers, mas o próprio Orbison decidiu gravar e o resultado foi um sucesso.
Na década de 1960, além de “Oh, Pretty Woman”, lançou outras faixas de destaque. Uma delas é “Crying”.
Em 1969, gravou o álbum Roy Orbison Sings Don Gibson, com músicas do cantor country Don Gibson, por quem tinha grande admiração.
Anos depois, o músico seguiu com novos lançamentos e chegou levar dois Grammys por suas parcerias.
Em 1988, muitos acreditaram que sua carreira estouraria outra vez, mas ele acabou sofrendo uma parada cardíaca, que o levou à morte, aos 52 anos de idade.
Mystery Girl, do mesmo ano, foi seu disco póstumo, considerado por críticos o melhor de sua carreira. O material contém o single “You Got It”.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO