Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

As ondas cerebrais poderão substituir as senhas alfanuméricas

Assim como a impressão digital, a atividade elétrica do cérebro pode oferecer uma forma mais segura em relação às tradicionais senhas alfanuméricas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "As ondas cerebrais poderão substituir as senhas alfanuméricas"
Ver comentários

Publicada em  

As ondas cerebrais podem substituir as senhas alfanuméricas em um futuro não tão distante. Com isso, para acessar contas simples, como as do Facebook, o usuário precisaria apenas pensar.

As ondas cerebrais funcionariam como a impressão digital, oferecendo uma forma segura de acesso. Assim como a digital, a atividade do cérebro varia de pessoa para pessoa e nunca é igual – o que garante uma segurança muito maior às pessoas.

Para identificar a identidade cerebral, seria necessário o uso de um exame chamado eletroencefalograma. No entanto, se engana quem pensa que a novidade exigiria grudar diversos fios na cabeça. Algumas companhias, como Emotiv Systems, Neurosky e Interaxon, já desenvolveram headsets capazes de realizar o exame de foma muito mais simples.

Em vez de exigir uma senha, o programa disponibilizaria uma série de palavras; através do exame, dependendo da reação do usuário, o seu acesso seria permitido ou não. Dessa forma, não é necessária a análise de todas as partes do cérebro. O sistema focaria apenas na atividade de uma região associada à tarefa de ler e reconhecer palavras.

Uma curiosidade não tão boa sobre a invenção é que ela só funcionaria com pessoas sóbrias. Caso o usuário queira acessar sua conta no Facebook após beber alguns drinks, ele encontrará alguma dificuldade. O sistema tem 94 por cento de precisão normalmente; depois do álcool, esse número cai para 33 por cento.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA VENCE SEU PRIMEIRO EMMY

LADY GAGA VENCE SEU PRIMEIRO EMMY

A cantora e atriz Lady Gaga acaba de conquistar sua primeira estatueta do Emmy, vencendo na categoria “Direção Musical Excepcional” durante o 46º Sports Emmy Awards, realizado em maio de 2025. A premiação reconheceu a performance impactante da artista com a canção “Hold My Hand”, apresentada na abertura do Super Bowl LIX, em 9 de fevereiro, direto da Bourbon Street, em Nova Orleans, Luisiana.

O que é o prêmio Emmy?

O Emmy é uma das premiações mais importantes da indústria do entretenimento, dedicada a reconhecer a excelência na televisão e em transmissões ao vivo nos Estados Unidos. Dividido em categorias como Primetime Emmy, Daytime Emmy, Sports Emmy e International Emmy, o prêmio homenageia programas, artistas, diretores e profissionais técnicos por suas contribuições criativas. Concedido pela Academia de Artes e Ciências da Televisão, o Emmy é considerado o equivalente televisivo do Oscar (cinema), Grammy (música) e Tony (teatro).

Um momento histórico no esporte e na música

Transmitida ao vivo pela FOX, a apresentação de Gaga foi um tributo emocionante às vítimas de tragédias recentes, incluindo os incêndios florestais na Califórnia, o furacão Helene e o ataque terrorista que chocou Nova Orleans semanas antes do jogo. Ao lado de um coral gospel local e com participações especiais de nomes como Tom Brady e Michael Strahan, Gaga entregou uma performance de alta carga emocional e forte impacto social.

A escolha da música “Hold My Hand”, tema do filme Top Gun: Maverick (2022), reforçou a proposta de consolo, unidade e esperança — valores refletidos também em sua entrega vocal e na direção musical premiada.

Rumo ao EGOT: o que falta para Gaga?

Com essa vitória, Lady Gaga fica a um passo de conquistar o status EGOT — título reservado a artistas que venceram Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Atualmente, a estrela já coleciona:

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. as ondas cerebrais poderao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.