Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Assad é recebido calorosamente em cúpula árabe após anos de isolamento

Placeholder - loading - Presidente sírio, Bashar al-Assad, é recebido por príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, antes de cúpula da Liga Árabe, em Jeddah, Arábia Saudita. 19/05/2023 Sana/Entregue via Reuters
Presidente sírio, Bashar al-Assad, é recebido por príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, antes de cúpula da Liga Árabe, em Jeddah, Arábia Saudita. 19/05/2023 Sana/Entregue via Reuters
Ver comentários

Publicada em  

Por Aziz El Yaakoubi e Samia Nakhoul

JEDDAH, Arábia Saudita (Reuters) - O presidente da Síria, Bashar al-Assad, recebeu calorosas boas-vindas em uma cúpula árabe nesta sexta-feira, ganhando um abraço do príncipe herdeiro da Arábia Saudita em uma reunião de líderes que o evitavam há anos, em mudança de abordagem política contestada pelos Estados Unidos e outras potências ocidentais.

O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, apertou a mão de um radiante Assad na cúpula, superando a inimizade árabe em relação a um líder que virou a maré da guerra civil na Síria com a ajuda do Irã xiita e da Rússia.

A cúpula mostrou os esforços redobrados da Arábia Saudita para exercer influência no cenário global, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy entre os presentes e o príncipe herdeiro Mohammed reafirmando a prontidão de Riad para mediar a guerra com a Rússia.

A potência petrolífera Arábia Saudita, outrora fortemente influenciada pelos Estados Unidos, assumiu a liderança diplomática no mundo árabe no último ano, restabelecendo laços com o Irã, dando as boas-vindas à Síria de volta e mediando o conflito no Sudão.

Com muitos Estados árabes esperando que Assad agora tome medidas para distanciar a Síria do Irã xiita, Assad disse que o 'passado, presente e futuro do país é o arabismo', mas sem mencionar Teerã - por décadas um aliado próximo da Síria.

Em um aparente ataque ao presidente turco Tayyip Erdogan, que apoiou os rebeldes sírios e enviou forças turcas para áreas do norte da Síria, Assad observou o 'perigo do pensamento expansionista otomano', descrevendo-o como influenciado pela Irmandade Muçulmana - um grupo islâmico visto como um inimigo de Damasco e muitos outros Estados árabes.

O príncipe herdeiro Mohammed disse esperar que o 'retorno da Síria à Liga Árabe leve ao fim de sua crise', 12 anos depois que os Estados árabes suspenderam o país quando mergulhou em uma guerra civil que matou mais de 350.000 pessoas.

A Arábia Saudita 'não permitirá que nossa região se transforme em um campo de conflitos', afirmou ele, dizendo que a página foi virada em 'anos dolorosos de luta'.

Washington se opôs a qualquer passo para a normalização com Assad, dizendo que primeiro deveria haver progresso em direção a uma solução política para o conflito.

'Os americanos estão consternados. Nós (estados do Golfo) somos pessoas que vivemos nesta região, estamos tentando resolver nossos problemas o máximo que podemos com as ferramentas disponíveis em nossas mãos', disse uma fonte do Golfo próxima aos círculos governamentais.

Um analista do Golfo declarou à Reuters que a Síria corria o risco de se tornar uma subsidiária do Irã e perguntou: 'Queremos que a Síria seja menos árabe e mais iraniana, ou... que volte ao campo árabe?'

Ao receber Assad, os Estados árabes também querem que ele restrinja o florescente comércio sírio de narcóticos, que estão sendo produzidos na Síria e contrabandeados por toda a região.

(Reportagem adicional de Simon Lewis em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. assad e recebido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.