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Assaí projeta abertura de menos lojas em 2024 para reduzir alavancagem

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SÃO PAULO (Reuters) - A rede de atacarejo Assaí divulgou nesta segunda-feira projeção de abertura de cerca de 15 lojas no ano que vem, uma redução ante as 27 previstas para este ano, diante de expectativa de finalização de conversões de pontos Extra e pretensão de desalavancar financeiramente a empresa.

O número menor de aberturas ocorre porque 'a companhia passou por um ciclo muito grande (de inauguração de novos pontos) e também com o objetivo de manter os níveis de alavancagem em patamares mais confortáveis', disse o presidente-executivo do Assaí, Belmiro Gomes, a jornalistas, após evento anual com investidores.

'Em 2025, a gente retoma um plano de expansão muito forte', acrescentou. A rede espera abrir aproximadamente 20 lojas em 2025.

A companhia já converteu 60 dos 66 hipermercados Extra adquiridos junto ao GPA em 2021, sendo que o processo de conversões deve se encerrar entre o fim deste ano e começo de 2024, segundo Gomes. Além disso, a última parcela do negócio será paga no primeiro trimestre do ano que vem, acrescentou.

Um dos objetivos do Assaí agora é reduzir a alavancagem financeira medida pela dívida líquida sobre o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) de 12 meses para menos de 3,5 vezes no fim de 2024, de um patamar de 4,4 vezes no terceiro trimestre deste ano. O indicador inclui recebíveis descontados e saldo a pagar das aquisições de pontos Extra.

A expectativa da empresa é de que a redução continue 'de forma substancial' em 2025, embora não haja ainda uma projeção oficial, segundo a diretora financeira do Assaí, Daniela Sabbag.

Aliada a essa redução de alavancagem, o Assaí também quer, de acordo com os executivos, redistribuir os vencimentos de dívida bruta, que somava 13,8 bilhões de reais em setembro -- sendo 5,8 bilhões de reais entre 2024 e 2025. Sabbag afirmou que a empresa está buscando uma 'redistribuição mais equilibrada entre os anos' para os vencimentos a partir de 2026.

Quanto à rentabilidade da companhia, Belmiro disse que, mesmo com o ciclo de expansão do Assaí nos últimos anos, a margem Ebitda se manteve resiliente, tendo saído de 7,5% em 2021 para 7,1% no terceiro trimestre deste ano.

'Há uma expectativa de recuperação da margem Ebitda, na medida que você tem a maturação de lojas, mas obviamente isso depende um pouco também do cenário competitivo e do movimento de inflação e deflação', disse ele, acrescentando que há uma sinalização de estabilidade de margem em 2024, embora não haja projeção oficial da empresa.

Para o ano que vem, a companhia projeta investimentos ('capex') entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de reais. No ano passado, foram 4,5 bilhões de reais.

(Por André Romani e Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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