Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Assaí projeta abertura de menos lojas em 2024 para reduzir alavancagem

Placeholder - loading - REUTERS/Paulo Whitaker
REUTERS/Paulo Whitaker
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A rede de atacarejo Assaí divulgou nesta segunda-feira projeção de abertura de cerca de 15 lojas no ano que vem, uma redução ante as 27 previstas para este ano, diante de expectativa de finalização de conversões de pontos Extra e pretensão de desalavancar financeiramente a empresa.

O número menor de aberturas ocorre porque 'a companhia passou por um ciclo muito grande (de inauguração de novos pontos) e também com o objetivo de manter os níveis de alavancagem em patamares mais confortáveis', disse o presidente-executivo do Assaí, Belmiro Gomes, a jornalistas, após evento anual com investidores.

'Em 2025, a gente retoma um plano de expansão muito forte', acrescentou. A rede espera abrir aproximadamente 20 lojas em 2025.

A companhia já converteu 60 dos 66 hipermercados Extra adquiridos junto ao GPA em 2021, sendo que o processo de conversões deve se encerrar entre o fim deste ano e começo de 2024, segundo Gomes. Além disso, a última parcela do negócio será paga no primeiro trimestre do ano que vem, acrescentou.

Um dos objetivos do Assaí agora é reduzir a alavancagem financeira medida pela dívida líquida sobre o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) de 12 meses para menos de 3,5 vezes no fim de 2024, de um patamar de 4,4 vezes no terceiro trimestre deste ano. O indicador inclui recebíveis descontados e saldo a pagar das aquisições de pontos Extra.

A expectativa da empresa é de que a redução continue 'de forma substancial' em 2025, embora não haja ainda uma projeção oficial, segundo a diretora financeira do Assaí, Daniela Sabbag.

Aliada a essa redução de alavancagem, o Assaí também quer, de acordo com os executivos, redistribuir os vencimentos de dívida bruta, que somava 13,8 bilhões de reais em setembro -- sendo 5,8 bilhões de reais entre 2024 e 2025. Sabbag afirmou que a empresa está buscando uma 'redistribuição mais equilibrada entre os anos' para os vencimentos a partir de 2026.

Quanto à rentabilidade da companhia, Belmiro disse que, mesmo com o ciclo de expansão do Assaí nos últimos anos, a margem Ebitda se manteve resiliente, tendo saído de 7,5% em 2021 para 7,1% no terceiro trimestre deste ano.

'Há uma expectativa de recuperação da margem Ebitda, na medida que você tem a maturação de lojas, mas obviamente isso depende um pouco também do cenário competitivo e do movimento de inflação e deflação', disse ele, acrescentando que há uma sinalização de estabilidade de margem em 2024, embora não haja projeção oficial da empresa.

Para o ano que vem, a companhia projeta investimentos ('capex') entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de reais. No ano passado, foram 4,5 bilhões de reais.

(Por André Romani e Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. assai projeta abertura de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.