Assessores de Trump propõem tarifa de 20% sobre a maioria das importações, segundo Washington Post
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - Assessores da Casa Branca estão propondo tarifas de cerca de 20% sobre a maioria das importações dos Estados Unidos, informou o Washington Post nesta terça-feira, enquanto os mercados e os consumidores aguardam os detalhes do plano tarifário recíproco do presidente dos EUA, Donald Trump.
Trump, que prometeu revelar seu plano na quarta-feira, disse no domingo que as tarifas recíprocas terão como alvo todos os países. A Casa Branca disse na segunda-feira que qualquer país que tenha tratado os norte-americanos injustamente deve esperar receber uma tarifa.
Assessores da Casa Branca afirmam que nenhuma decisão final foi tomada e que várias opções estão sendo discutidas, de acordo com o Post. O governo de Trump também está avaliando a possibilidade de usar os trilhões de dólares esperados em novas receitas de importação para um dividendo ou restituição de impostos, disse a reportagem, citando três pessoas não identificadas familiarizadas com o assunto.
Representantes da Casa Branca não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a proposta relatada.
Os investidores globais estão aguardando ansiosamente os detalhes das tarifas de Trump. O presidente republicano já impôs tarifas sobre alumínio, aço e automóveis, além de aumentar as taxas sobre todos os produtos da China.
(Reportagem de Susan Heavey em Washington; reportagem adicional de Gursimran Kaur em Bengaluru)
Escrito por Reuters