Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Astronautas da Nasa expressam confiança que Starliner, da Boeing, os trará de volta à Terra

Placeholder - loading - Astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams antes de lançamento da nave Starliner, da Boeing, na Flórida, EUA 25/4/2024 REUTERS/Joe Skipper/Arquivo
Astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams antes de lançamento da nave Starliner, da Boeing, na Flórida, EUA 25/4/2024 REUTERS/Joe Skipper/Arquivo

Publicada em  

Por Joey Roulette

WASHINGTON (Reuters) - Os dois primeiros astronautas que voaram na cápsula Starliner, da Boeing, disseram nesta quarta-feira da Estação Espacial Internacional (ISS) que estão confiantes com a capacidade da espaçonave de trazê-los de volta para a Terra quando a empresa e a Nasa resolverem os problemas de propulsores que têm os mantido no espaço por mais tempo que o esperado.

“Eu tenho um sentimento muito bom no meu coração de que esta nave nos trará de volta, sem problema”, disse a astronauta da Nasa Sunita “Suni” Williams durante a primeira entrevista coletiva da tripulação de teste desde a chegada à ISS, mais de um mês atrás.

Williams e Barry “Butch” Wilmore, dois astronautas veteranos da Nasa e pilotos de teste da Marinha dos Estados Unidos, foram lançados a bordo da nave Starliner da Flórida em 5 de junho e, no dia seguinte, atracaram à ISS, onde, pela programação inicial, passariam cerca de oito dias.

Vários problemas com o sistema de propulsão do jato Starliner estenderam a missão indefinidamente. Cinco dos 28 propulsores de manobra da espaçonave falharam durante a jornada à estação, uma válvula de propulsor não fechou adequadamente e houve pelo menos cinco vazamentos de hélio, que é usado para pressurizar os propulsores.

“Estamos absolutamente confiantes”, disse Wilmore a repórteres. “Aquele mantra que você ouviu, o fracasso não é uma opção”.

“E é por isso que estamos ficando, porque vamos testar. É isso que fazemos”, afirmou Wilmore, reconhecendo que a investigação em andamento da agência espacial dos EUA e da Boeing sobre os testes de propulsores na Terra é fundamental para que eles retornem.

A atual missão de teste é o último passo da Boeing antes da espaçonave receber certificação da Nasa para voos rotineiros de astronautas, tornando-se a segunda cápsula orbital dos EUA, ao lado da Crew Dragon, da SpaceX, que tem dominado o mercado de voos espaciais tripulados em meio aos atrasos no desenvolvimento da nave Starliner.

(Reportagem de Joey Roulette)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. astronautas da nasa expressam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.