Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ataques aéreos atingem Cartum; chefe do Exército retira inimigo de conselho governante do Sudão

Placeholder - loading - Fumaça sobe após bombardeio em Cartum, no Sudão 01/05/2023 REUTERS/Mohamed Nureldin Abdallah
Fumaça sobe após bombardeio em Cartum, no Sudão 01/05/2023 REUTERS/Mohamed Nureldin Abdallah
Ver comentários

Publicada em  

CARTUM (Reuters) - A capital do Sudão, Cartum, e a cidade irmã Bahri sofreram novo ataque aéreo nesta sexta-feira, quando a guerra entre o Exército e forças paramilitares entrou em sua quinta semana, aprofundando uma crise humanitária para civis.

Saques em massa por homens armados estão tornando a vida ainda pior para os moradores de Cartum, encurralados por combates ferozes entre militares regulares e paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF), disseram testemunhas.

O conflito deslocou cerca de 843.000 pessoas no Sudão e levou cerca de 250.000 a fugirem para países vizinhos, afirmou a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira.

O chefe do Exército, general Abdel Fattah al-Burhan, deu o passo há muito esperado na sexta-feira de remover o chefe da RSF, Mohamed Hamdan Dagalo, mais conhecido como Hemedti, de seu cargo de vice no Conselho Soberano.

Os dois comandavam o conselho desde 2019, após derrubarem o presidente Omar al-Bashir em meio a protestos em massa contra seu governo, antes de realizarem um golpe em 2021, quando se aproximava o prazo para entregar o poder aos civis para uma transição para eleições livres.

Os combates começaram em 15 de abril, após disputas sobre os planos para a RSF ser integrada às Forças Armadas e sobre a futura cadeia de comando sob um acordo apoiado internacionalmente para levar o Sudão à democracia após décadas de autocracia dominada por conflitos.

Burhan nomeou Malik Agar, líder de um grupo armado que havia assinado um acordo de paz com o governo em 2020, como substituto de Hemedti.

Os ataques aéreos visaram distritos no leste de Cartum e testemunhas relataram ter ouvido armas antiaéreas usadas pela RSF. As cidades de Bahri e Sharg el-Nil foram alvo de ataques aéreos durante a noite e na manhã de sexta-feira.

'Na estrada, vi cerca de 30 caminhões militares destruídos por ataques (aéreos). Havia corpos por toda parte, alguns deles do Exército e alguns da RSF. Alguns começavam a se decompor. Foi realmente horrível', disse Ahmed, um jovem que caminhava através de Bahri.

(Reportagem de Nafisa Eltahir no Cairo, Khalid Abdelaziz em Dubai, Emma Farge em Genebra)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ataques aereos atingem cartum …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.