Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Atividade empresarial da zona do euro em agosto recebe impulso olímpico, aponta PMI

Placeholder - loading - Arena do vôlei de praia em frente à torre Eiffel na Olimpíada de Paris REUTERS/Louisa Gouliamaki/file photo
Arena do vôlei de praia em frente à torre Eiffel na Olimpíada de Paris REUTERS/Louisa Gouliamaki/file photo

Publicada em  

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial da zona do euro recebeu um impulso da França, que sediou os Jogos Olímpicos no mês passado, mas é provável que o mal-estar no bloco retorne assim que os Jogos Paraolímpicos terminarem já que a demanda continua fraca, segundo uma pesquisa.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto da HCOB para os países da união monetária, compilado pela S&P Global e visto como um bom indicador da saúde econômica geral, subiu para 51,0 em agosto, em comparação com 50,2 de julho.

A leitura ultrapassou a marca de 50 que separa crescimento de contração pelo sexto mês consecutivo, mas ficou um pouco abaixo da preliminar de 51,2.

'Um aumento no PMI Composto da zona do euro em agosto impulsionado pela Olimpíada mascara o quadro subjacente de que o atual impulso de crescimento do bloco é fraco', disse Rory Fennessy, da Oxford Economics.

'Isso adiciona mais combustível ao fogo para que o BCE corte os juros em 12 de setembro.'

O Banco Central Europeu deverá reduzir sua taxa de depósito mais duas vezes este ano, em setembro e dezembro, de acordo com mais de 80% dos economistas entrevistados pela Reuters no mês passado.

O setor de serviços da França experimentou a expansão mais robusta em mais de dois anos em agosto, mas o crescimento na Alemanha desacelerou pelo terceiro mês consecutivo, em mais um sinal de que a maior economia da Europa está perdendo força.

A demanda geral na zona do euro caiu pelo terceiro mês, sugerindo fraqueza à frente. O índice composto de novos negócios ficou abaixo do limite de 50, com 49,1, embora ligeiramente acima dos 49,0 registrados em julho.

O PMI final para o setor de serviços do bloco saltou de 51,9 para 52,9, compensando a contração contínua no setor industrial.

Mas o otimismo em relação aos próximos 12 meses diminuiu entre as empresas de serviços. O índice de expectativas de negócios caiu de 60,4 para 59,1, leitura mais baixa deste ano.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. atividade empresarial da zona …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.