Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Atividade empresarial dos EUA desacelera em abril, mostra PMI

Placeholder - loading - Fábrica em Blytheville, EUA 28/03/2025.  REUTERS/Karen Pulfer Focht/File Photo
Fábrica em Blytheville, EUA 28/03/2025. REUTERS/Karen Pulfer Focht/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A atividade empresarial nos Estados Unidos desacelerou para o nível mais baixo em 16 meses em abril e os preços cobrados por bens e serviços subiram em meio à incerteza causada pelas tarifas, reforçando os temores do mercado financeiro de uma estagflação que pode colocar o Federal Reserve em uma situação difícil.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da S&P Global divulgado nesta quarta-feira também mostrou que a política comercial protecionista do presidente Donald Trump, que elevou a taxa tarifária média efetiva dos Estados Unidos a níveis nunca vistos em mais de um século, e a repressão à imigração estão prejudicando as exportações de produtos e o turismo.

As empresas também estavam relutantes em contratar, o que, segundo a S&P Global, foi atribuído a 'preocupações com as perspectivas econômicas e ambientes de demanda, tanto no país quanto nos mercados de exportação, com preocupações crescentes com custos e disponibilidade de mão de obra'. A confiança nas condições de negócios nos próximos 12 meses também se deteriorou.

O PMI Composto, que acompanha os setores industrial e de serviços, caiu para 51,2 neste mês, nível mais baixo desde dezembro de 2023 e após leitura de 53,5 em março. Uma leitura acima de 50 indica expansão no setor privado.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 22 de abril, bem depois do anúncio das tarifas do 'Dia da Libertação' de Trump e do subsequente adiamento de 90 dias das tarifas recíprocas sobre mais de 50 parceiros comerciais. Trump, no entanto, aumentou as tarifas sobre as importações chinesas para 145%.

Pequim retaliou com suas próprias tarifas, desencadeando uma guerra comercial entre os dois gigantes econômicos. Uma tarifa universal de 10% sobre quase todos os parceiros comerciais continua em vigor, assim como as tarifas de 25% sobre automóveis, aço e alumínio.

O PMI preliminar de manufatura subiu para 50,7, de 50,2 em março e contra expectativa de economistas consultados pela Reuters de 49,1.

O PMI preliminar de serviços recuou para 51,4, de 54,4 no mês passado e projeção de 52,5.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

23 H
  1. Home
  2. noticias
  3. atividade empresarial dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.